O “efeito gatilho” e a continuidade tópica: atuação do domínio tempo, aspecto e modalidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v23i2.15221Palavras-chave:
Efeito gatilho. Continuidade tópica. Categorias verbais.Resumo
O efeito gatilho refere-se à manutenção das mesmas marcas linguísticas em uma sequência discursiva. Em situações de interação, tais como em entrevistas sociolinguísticas, o efeito gatilho se dá pela repetição de traços associados ao verbo da pergunta do entrevistador no verbo da resposta do entrevistado. Neste trabalho, analisamos os graus de continuidade estabelecidos pelas categorias verbais de tempo, aspecto, modalidade e item lexical, numa escala do mais ao menos contínuo, tomando como protótipo do efeito gatilho as ocorrências com o mesmo tempo, mesmo aspecto, mesma modalidade e mesma sequência discursiva. Os dados utilizados na análise foram extraídos da amostra Entrevistas Sociolinguísticas do banco de dados do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS). Para tanto, controlamos a correlação entre as categorias verbais e o grau de integração. Os resultados estatísticos apontam que das três categorias verbais controladas, a modalidade é a que menos engatilha o tópico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-02-27
Como Citar
MESITER KO FREITAG, R.; MATOS SANTOS, A.; SILVA ARAÚJO, A. O “efeito gatilho” e a continuidade tópica: atuação do domínio tempo, aspecto e modalidade. Signótica, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 247–265, 2012. DOI: 10.5216/sig.v23i2.15221. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/15221. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.