Chamada para Dossiê CRUZAMENTOS ÍTALO-LUSO-AFRO-BRASILEIROS: POR UMA URGENTE RESTITUIÇÃO ÉTICA DO HUMANISMO (LÍNGUAS E LITERATURAS HOJE)
CRUZAMENTOS ÍTALO-LUSO-AFRO-BRASILEIROS: POR UMA URGENTE RESTITUIÇÃO ÉTICA DO HUMANISMO (LÍNGUAS E LITERATURAS HOJE)
Organizadores:
Dr. Rogério Canedo (Universidade Federal de Goiás)
Dr. Edvaldo A. Bergamo (Universidade de Brasília)
Dra. Vera Lúcia de Oliveira (Università degli Studi di Perugia)
A Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade de Brasília (UnB) e a Università degli Studi di Perugia (UNIPG) têm envidado esforços de pesquisa em torno da discussão sobre o papel do intelectual, da relevância das artes e da pertinência da área de humanidades no tempo presente. Tanto é assim que realizará, nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2023 o IV INCROCI ÍTALO-LUSO-BRASILEIRO, em Perugia, Umbria, Itália, cujo debate envolverá a participação de investigadores e escritores de universidades brasileiras, italianas e portuguesas, como Mariagrazia Russo, Sônia Salomão, Ana Mafalda Leite, Isabel Branco, Diana Junkes, Francisco Chicote, entre muitos outros. No âmbito das preocupações racionalistas que norteiam a investida acadêmica interinstitucional posta em tela, especialistas da área de estudos linguísticos e literários, após o arrefecimento de uma crise sanitária global, buscam problematizar e a analisar os descaminhos da ética e o colapso dos valores humanísticos nos múltiplos âmbitos da contemporaneidade, o que exige comprometimento do artífice, do estudioso em face dos dissabores constatados diuturnamente. Tal crise é incorporada de várias formas como tensão criativa e como laboração propositiva, muito especialmente nas artes em geral e na arte literária em particular, bem como nas diversas atividades de pesquisa dos diferentes ramos das ciências humanas. Se estas são imprescindíveis formas de conhecimento e de expressão artística de uma realidade complexa, elas são atualmente alvo de ataques veementes nos meios virtuais que acabam por transtornar, vilipendiar a vida inteligível concreta como fundamental e formativa experiência histórica.
Nesse sentido, o presente dossiê foi pensado como possibilidade de favorecer o diálogo e intercâmbio entre docentes pesquisadores do campo investigativo e criativo ítalo-luso-afro-brasileiro ou que desejam desenvolver suas inquirições em torno das literaturas e das línguas desse espaço geopolítico-cultural. Em vista de um enfoque específico da proposta apresentada, esta seleta de escritos tem o objetivo de acolher textos de reflexão crítica acerca de obras ficcionais e poéticas, assim como de indagação teórico-pragmática a respeito de fenômenos linguísticos, que tratem de questões atinentes exclusivamente ao declínio da ética na contemporaneidade as quais contemplem uma ponderação restrita ao âmbito das línguas e das literaturas (recorte ítalo-luso-afro-brasileiro) sobre a necessidade de um (re)equacionamento do humanismo na atualidade conturbada em tais áreas de ensino, pesquisa e invenção.
Datas:
SUBMISSÕES: 01 de junho a 31 de agosto de 2023
PUBLICAÇÃO: 01 de junho de 2024
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
AHMAD, Aijaz. Linhagens do presente. Ed. de Maria Elisa Cevasco e tradução de Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo: Boitempo, 2002.
DENIS, Benoît. Literatura e engajamento: de Pascal a Sartre. Tradução de Luiz Dagobert de Aguirra Roncari. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
MARGATO, Isabel; GOMES, Renato Cordeiro (org.). O papel do intelectual hoje. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
MORAES, Dênis de (org.). Combates e utopias. Os intelectuais num mundo em crise. Rio de Janeiro: Record, 2004.
NOVAES, Adauto (org.). O silêncio dos intelectuais. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SAID, Edward. Representações do intelectual. Tradução de Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.