Senso de autoeficácia de professores de alunos com autismo surdos em escolas bilíngues

Autores

  • Raquel Aparecida Lopes Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), São Paulo, Brasil. E-mail: stampa12@uol.com https://orcid.org/0000-0002-5190-2683
  • Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. E-mail: cibelle.amato@mackenzie.br https://orcid.org/0000-0003-2422-6998
  • Maria Cecília de Moura Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil. E-mail: alce55@uol.com.br https://orcid.org/0000-0002-0912-3854
  • Adriana de Fátima Ribeiro Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. E-mail: ribeiropsico@outlook.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v6.68067

Palavras-chave:

Autoeficácia docente. Transtorno do Espectro Autista. Surdos.

Resumo

A Autism Self-Efficacy Scale for Teachers (ASSET) avalia as crenças de autoeficácia dos professores em sua capacidade para desempenhar tarefas no ensino de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O estudo objetivou identificar e analisar a autoeficácia docente (AED) de 38 professores de alunos com TEA surdos atuantes em EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivos e bilíngues para surdos no Brasil. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a ASSET. Os resultados apontam que a maioria dos participantes está confiante com os itens avaliados, o que pode ser um potencial preditor das atitudes docentes em contextos educacionais bilíngues, uma vez que a autoeficácia exerce um papel determinante do pensamento, comportamento e desempenho de uma ação. Este trabalho ressalta a importância de instrumentos de autoavaliação voltados à professores que atuam na educação pessoas com TEA surdas no Brasil.

 

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Biografia do Autor

Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. E-mail: cibelle.amato@mackenzie.br

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística e Semiótica Geral pela Universidade de São Paulo (2006). É pesquisadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro do Autismo do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina desde 1993. Atualmente é docente do Curso de Aprimoramento Profissional em Fonoaudiologia nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância HC-FMUSP e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Nota 6 CAPES). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Aquisição de Linguagem e Comunicação nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem, comunicação pré-verbal, diagnóstico fonoaudiológico, pragmática e terapia de linguagem .

Maria Cecília de Moura , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil. E-mail: alce55@uol.com.br

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Conselheira do Conselho Federal de Fonoaudiologia onde exerceu o catgo de vice presidente.. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, Linguagem e Surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, língua de sinais, Libras, atuação fonoaudiológica e educação do surdo. Atua como assessora no Instituto Adhara, entidade que atende surdos e suas famílias.

Adriana de Fátima Ribeiro , Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. E-mail: ribeiropsico@outlook.com

Possui graduação em Psicologia, fez Mestrado e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.Tem experiência na área de Psicologia clínica, especialmente na área de avaliação cognitiva com ênfase em Processos Cognitivos e Atencionais, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção e percepção, aspectos cognitivos do desenvolvimento e suas alterações presentes no TDAH e em outros transtornos do neurodesenvolvimento e síndromes genéticas. Atualmente faz parte do núcleo de pesquisa como colaboradora nos projetos: 1° Contribuições interdisciplinares das avaliações neuropsicológica, comportamental e clínica na compreensão das queixas de desatenção hiperatividade e impulsividade em crianças e adolescentes; 2° Efeitos de uma intervenção parental de práticas educativas sobre dificuldades cognitivas e comportamentais de crianças com TDAH: Repercussões escolares e familiares; 3°Intervenção neuropsicológica, comportamental e orientação psicoeducativa em distúrbios do desenvolvimento e 4° Correlações entre avaliações neuropsicológica, comportamental e clínica e testes computadorizados de atenção para rastreamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças e adolescentes.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

LOPES, R. A. .; AMATO, C. A. de L. H. .; MOURA , M. C. de; RIBEIRO , A. de F. . Senso de autoeficácia de professores de alunos com autismo surdos em escolas bilíngues. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 6, 2021. DOI: 10.5216/rs.v6.68067. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/68067. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos