Contexto escolar e o ensino para surdos: a libras como instrumento de educação e de identidade

Autores

  • Andréa Guimarães de Carvalho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil http://orcid.org/0000-0002-9748-8772
  • Renata Rodrigues de Oliveira Garcia Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v4.58737

Palavras-chave:

Libras, Língua e identidade, Inclusão do Surdo, Letramento de surdos

Resumo

Este artigo discute Libras como instrumento de aprendizagem escolar e de empoderamento da comunidade surda. O objetivo deste trabalho é trazer reflexões sobre a constituição da cultura e da identidade dos surdos com aquisição tardia de Libras no contexto escolar, verificando ações socioculturais, pedagógicas e interdisciplinares, que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Goldfeld, Quadros e
Karnopp, Gesser, Rojo e Perlin, dentre outros autores, que sustentam as discussões teóricas. A metodologia envolveu a investigação dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas investigadas e propostas de ações de letramento envolvendo crianças surdas. Confirmou-se a relação entre a aquisição tardia da língua de sinais e as dificuldades escolares entre os alunos surdos investigados e a necessidade de se usar a Libras como língua de comunicação e interação entre os profissionais e demais alunos dessas escolas.

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Biografia do Autor

Andréa Guimarães de Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Doutoranda em Letras/Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela UFG, graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1996), em Pedagogia pela UAB/UnB (2013) e graduanda em Letras/Libras pela UFG/GO (2012-2015). Especialista em Audilogia pelo CEFAC e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela UnB. Atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em Libras pela Uníntese e atua na secretaria municipal de educação de Senador Canedo - GO como pedagoga, fonoaudióloga e intérprete de libras efetiva. Tem experiência complementar como professora-instrutora no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e como professora temporária pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e em Educação a Distância (EAD) como tutora presencial e a distância pelo Instituto Federal Goiano (bolsista).

Renata Rodrigues de Oliveira Garcia, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Graduada em Licenciatura de Letras:Libras, modalidade à distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Artes Visuais com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2016). Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (2016 - atual). Atualmente é professora concursada da Faculdade de Letras - UFG, no curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras:Libras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Educação de Surdos, Ensino de Língua de Sinais, pesquisas linguísticas em Libras. Possui certificado de proficiência no uso e no ensino da Libras - nível superior, pelo PROLIBRAS/UFSC - MEC.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

CARVALHO, A. G. de; GARCIA, R. R. de O. Contexto escolar e o ensino para surdos: a libras como instrumento de educação e de identidade. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 4, 2019. DOI: 10.5216/rs.v4.58737. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/58737. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos