Scholl context and teaching for deaf: libras as education and identity instruments
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v4.58737Keywords:
Libras, Language and identity, Deaf inclusion, Deaf literacyAbstract
This article discusses Libras as an instrument for school learning and empowerment of
the deaf community. The objective of this paper is to bring reflections on the
constitution of the culture and identity of deaf people with late acquisition of Libras in
the school context, verifying sociocultural, pedagogical and interdisciplinary actions
that occur in the teaching and learning process of these students. Goldfeld, Quadros and
Karnopp, Gesser, Rojo and Perlin, among other authors, support the theoretical
discussions. The Projetos Políticos Pedagógicos of the investigated schools were
studied, and literacy actions proposed for deaf children. It was also confirmed the
relationship between late acquisition of sign language and school difficulties among the
deaf students investigated, as well as the need to use Libras as a language of
communication and interaction between professionals and other students of these
schools.
Downloads
References
BRASIL. LEI Nº 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000. Estabelece normas gerais
e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de
deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em:
. Acesso em: mar. 2019.
GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. I. ed. São Paulo:
Parábola Editorial, 2012. 200 p.
GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sóciointeracionista. São Paulo: Plexos, 1997.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: Os
significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita.
Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995.
PERLIN, G.T.T. Histórias de vida surda: identidades em questão. Dissertação
(Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Publicada em
Disponível em: <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/historias
_de_vida _surda__identidades_em_questao.pdf>. Acesso em: mar. 2019.
PEREIRA, M.C.C. Libras: Conhecimento além dos sinais. In: CHOI, D.; VIEIRA
M.I.; GASPAR, P.; NAKASATO, R. (Org.). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. 2 ed. Porto
Alegre: Artmed, 2008.
QUADROS, R. M. e KARNOPP, L. B. Língua Brasileira de Sinais. Estudos
Linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ROJO, R. Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula: diferentes
modalidades ou gêneros do discurso? In: SIGNORINI, I.(org.). Investigando a relação
oral/escrita e as teorias do letramento. Campinas: Mercado das Letras, 2001.
SANTA CATARINA (Estado). Política de educação Especial do Estado de Santa
Catarina: Programa Pedagógico. Secretaria de Estado da Educação. São José, SC:
FCEE, 2006.
SIGNORINI, I. Investigando a relação entre oral/escrito e as teorias de letramento.
Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.
SILVA, I.R.; KAUCHAKJE, S.; GESUELI, Z.M.. Cidadania, surdez e linguagem:
Desafios e realidades. São Paulo: Plexus Editora, 2003.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3. Ed. Florianópolis: Ed.
Da UFSC, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.