Lecionar línguas estrangeiras para alunos surdos: desafios e oportunidades

Autores

  • Elita de Medeiros Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v3i2.55531

Palavras-chave:

Inclusão. Língua estrangeira. Educação de surdos.

Resumo

Embora as políticas públicas preconizem educação para todos, com igualdade, a prática docente mostra que ainda há um espaço de debates sobre ações necessárias para que se possa alcançar uma educação realmente igualitária e inclusiva para indivíduos surdos. O objetivo deste artigo é apontar algumas das dificuldades encontradas no ensino de Língua Estrangeira (LE) para surdos em espaços escolares inclusivos. A partir do que indica a legislação e da exposição de algumas das particularidades que distinguem línguas sonoras e línguas viso-espaciais, buscou-se verificar a viabilidade do ensino de LE para surdos. Os resultados desta pesquisa indicam ser possível esse aprendizado, desde que respeitadas as particularidades dos indivíduos surdos.

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Biografia do Autor

Elita de Medeiros, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina

Mestranda em Educação pela UNISUL, Pós-graduada em Libras pela Universidade Leonardo da Vinci e graduada em Letras Espanhol pela UFSC. Cursou Letras Português e Inglês na UNISUL Universidade do Sul de Santa Catarina, onde é revisora e tradutora. Ensinou Língua Inglesa e Espanhola na Wizard e no Programa de Línguas da UNISUL.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

MEDEIROS, E. de. Lecionar línguas estrangeiras para alunos surdos: desafios e oportunidades. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 56–67, 2018. DOI: 10.5216/rs.v3i2.55531. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/55531. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos