Teaching foreign languages to deaf students: challenges and opportunities
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v3i2.55531Keywords:
Inclusion. Foreign language. Deaf education.Abstract
Although public policies advocate equal education for all, teaching practice shows that there is still room for debate on what actions are necessary to achieve a truly egalitarian and inclusive education for deaf individuals. The objective of this article is to point out some of the ifficulties encountered in the teaching of Foreign Languages (LE) to the deaf in inclusive school spaces. From what is indicated by the legislation and the presentation of some of the peculiarities that distinguish spoken languages and visual-spatial languages, we sought to verify the feasibility of teaching LE to deaf people. The results of this research indicate that this learning is possible, provided that the particularities of the deaf individuals are respected.
Downloads
References
AMORIM, M. Brasileiros não sabem falar inglês: apenas 5% dominam o idioma. O Globo, 30/09/2012. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/emprego/brasileiros-nao-sabem-falar-ingles-apenas-5-dominam-idioma-6239142>. Acesso em: 09 out. 2015.
BANDURA, A. ; WALTERS, R. H.. Aprendizaje social y desarrollo de la personalidade. Mexico City: Cidade Alianza, 1963.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil : texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf
Acesso em 17 out. 2018.
BRASIL. Lei No 9394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional . Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 21 jan. 2015.
BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf . Acesso em 22 jan. 2015. BRASIL.Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. MEC/SEESP, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf Acesso em: 10 jan. 2015
BRASIL. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 25 abr.2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm . Acesso em: 10 mai. 2017.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. [2. ed.] Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/192-secretarias-112877938/seesp-esducacao-especial-2091755988/12656-saberes-e-praticas-da-inclusao-ensino-fundamental. Acesso em: 20 dez. 2017.
CALLOU, D.; LEITE, Y.. Iniciação à Fonética e à Fonologia. 5 ed. Rio de Janeiro, Zahar,
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 20 jan. 2015.
DIZEU, L. C. T. B.; CAPORALI, S. A. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 91, p. 583-597, Maio/Ago. 2005, p. 583-597. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a14v2691.pdf. Acesso em 17 out. 2018.
KARNOP, L.. Fonética e fonologia. Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. Disponível em:
http://www.Libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/foneticaEFonologia/assets/359/FoneticaFonologia_TextoBase.pdf. Acesso em: 09 out. 2018.
MCLEOD, S.. Bandura - Social Learning Theory. SimplyPsychology. 2016. Disponível em: https://www.simplypsychology.org/bandura.html . Acesso em: 09 out. 2018. SAUSSURE, F.. Curso de Linguística Geral. 24 ed. São Paulo: Cultrix, 2002.
STOKOE, W. C. Sign language structure. Silver Spring: Linstok Press, 1978.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.