O ensino e o aprendizado do inglês como língua estrangeira em uma escola bilíngue para surdos: reflexões sobre a prática pedagógica

Autores

  • Edvanilda Antônia Borges Professora do Centro de Apoio ao Surdo - Goiânia, Goiás.
  • Layane Rodrigues de Lima Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v3i2.55515

Palavras-chave:

Escola Bilíngue. Ensino/Aprendizagem. Inglês. Surdos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar facilidades e dificuldades próprias ao processo
de ensino e de aprendizagem do inglês como LE por alunos surdos em uma escola
bilíngue, localizada em Brasília-DF. A base teórica se pauta nas discussões sobre o
sujeito surdo, sua língua e sua cultura, bem como sobre o processo de ensino e de
aprendizagem. Foram realizadas observações de aulas, entrevistas e aplicados
questionários a quatro estudantes surdas e a duas professoras de inglês da escola
observada. Os dados indicam a necessidade de se utilizar métodos de ensino que
contemplem as especificidades linguísticas e culturais dos surdos, especialmente no
que se refere ao uso da Língua Brasileira de Sinais nesse processo.

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Biografia do Autor

Edvanilda Antônia Borges, Professora do Centro de Apoio ao Surdo - Goiânia, Goiás.

Licenciada em Letras: Libras pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Especialista em Linguística das Línguas de Sinais pela UFG. Professora do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas som Surdez (CAS/Goiânia). E-mail: edvanildaalves@hotmail.com

Layane Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás

Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora de Linguística e de Língua Portuguesa do Departamento de Libras e Tradução da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás e Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília. E-mail: layanel@gmail.com

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

BORGES, E. A.; LIMA, L. R. de. O ensino e o aprendizado do inglês como língua estrangeira em uma escola bilíngue para surdos: reflexões sobre a prática pedagógica. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 68–86, 2018. DOI: 10.5216/rs.v3i2.55515. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/55515. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos