De que forma a disciplina “libras” pode contribuir com a formação de professores para a educação inclusiva?

Autores

  • André Nogueira Xavier Professor do Curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v3i2.55188

Palavras-chave:

Libras. Licenciatura. Educação inclusiva.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir de que maneira a disciplina “Libras” (Língua Brasileira de Sinais), obrigatória em cursos de licenciatura, pode contribuir ainda mais com a formação de professores no âmbito da educação básica inclusiva. Tendo em vista a falta de diretrizes nacionais para a constituição de uma ementa básica para essa disciplina, sugere-se a inclusão de tópicos, inferíveis da legislação que determina a sua obrigatoriedade nesses cursos, em seus conteúdos. Esses tópicos abrangem singularidades linguístico-culturais dos alunos surdos, questões históricas e filosóficas, bem como a atuação de tradutores-intérpretes de libras/português.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

XAVIER, A. N. De que forma a disciplina “libras” pode contribuir com a formação de professores para a educação inclusiva?. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 3–24, 2018. DOI: 10.5216/rs.v3i2.55188. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/55188. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos