Contexto escolar e o ensino para surdos: a libras como instrumento de educação e de identidade
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v4.58737Palavras-chave:
Libras, Língua e identidade, Inclusão do Surdo, Letramento de surdosResumo
Este artigo discute Libras como instrumento de aprendizagem escolar e de empoderamento da comunidade surda. O objetivo deste trabalho é trazer reflexões sobre a constituição da cultura e da identidade dos surdos com aquisição tardia de Libras no contexto escolar, verificando ações socioculturais, pedagógicas e interdisciplinares, que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Goldfeld, Quadros e
Karnopp, Gesser, Rojo e Perlin, dentre outros autores, que sustentam as discussões teóricas. A metodologia envolveu a investigação dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas investigadas e propostas de ações de letramento envolvendo crianças surdas. Confirmou-se a relação entre a aquisição tardia da língua de sinais e as dificuldades escolares entre os alunos surdos investigados e a necessidade de se usar a Libras como língua de comunicação e interação entre os profissionais e demais alunos dessas escolas.
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