O ensino e o aprendizado do inglês como língua estrangeira em uma escola bilíngue para surdos: reflexões sobre a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v3i2.55515Palavras-chave:
Escola Bilíngue. Ensino/Aprendizagem. Inglês. Surdos.Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar facilidades e dificuldades próprias ao processo
de ensino e de aprendizagem do inglês como LE por alunos surdos em uma escola
bilíngue, localizada em Brasília-DF. A base teórica se pauta nas discussões sobre o
sujeito surdo, sua língua e sua cultura, bem como sobre o processo de ensino e de
aprendizagem. Foram realizadas observações de aulas, entrevistas e aplicados
questionários a quatro estudantes surdas e a duas professoras de inglês da escola
observada. Os dados indicam a necessidade de se utilizar métodos de ensino que
contemplem as especificidades linguísticas e culturais dos surdos, especialmente no
que se refere ao uso da Língua Brasileira de Sinais nesse processo.
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