CONTOS DE FADAS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS

Autores

  • Thainã Miranda Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.
  • Leila Borges Dias Santos Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v1i1.38701

Resumo

Os contos de fadas sempre encantaram as crianças e, ainda hoje, continuam a seduzi-las. Esses contos possibilitam reflexões sobre os problemas interiores de seus leitores e auxiliam a construção da subjetividade infantil. As adaptações dessas histórias para a Libras, Língua Brasileira de Sinais, levam às crianças surdas, não apenas o prazer da fruição dos contos de fadas, mas também os benefícios psicológicos advindos dessas narrativas. Com o suporte teórico dos postulados apresentados por Bruno Bettelheim e Joseph Campbell, em textos fundadores sobre o mito e o conto de fadas, o objetivo deste trabalho é trazer algumas reflexões sobre a importância dos contos de fadas, adaptados para Libras, na educação e a formação da subjetividade das crianças surdas.

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Publicado

2016-02-01

Como Citar

OLIVEIRA, T. M.; SANTOS, L. B. D. CONTOS DE FADAS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 25–36, 2016. DOI: 10.5216/rs.v1i1.38701. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/38701. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos