CONTOS DE FADAS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS

Autores

  • Thainã Miranda Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.
  • Leila Borges Dias Santos Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rs.v1i1.38701

Resumo

Os contos de fadas sempre encantaram as crianças e, ainda hoje, continuam a seduzi-las. Esses contos possibilitam reflexões sobre os problemas interiores de seus leitores e auxiliam a construção da subjetividade infantil. As adaptações dessas histórias para a Libras, Língua Brasileira de Sinais, levam às crianças surdas, não apenas o prazer da fruição dos contos de fadas, mas também os benefícios psicológicos advindos dessas narrativas. Com o suporte teórico dos postulados apresentados por Bruno Bettelheim e Joseph Campbell, em textos fundadores sobre o mito e o conto de fadas, o objetivo deste trabalho é trazer algumas reflexões sobre a importância dos contos de fadas, adaptados para Libras, na educação e a formação da subjetividade das crianças surdas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. Arlene Caetano. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BRESCIA, Fernanda. Literatura em LIBRAS estimula inclusão e desenvolvimento de crianças surdas. Globo.com, Minas Gerais, 12 out. 2011. Disponível em: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/literatura-em-libras-estimula-inclusao-e-desenvolvimento-de-criancas-surdas.html. Acesso em: 3 nov. 2015.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil fases. São Paulo: Cultrix, 2008.

COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos-mitos-arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.

CORSO, Diana Lichtenstein, CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Arrmed, 2006.

ENROLADOS. Direção: Nathan Greno e Byron Howard. Roteiro: Dan Fogleman. Estados Unidos, Walt Disney Pictures, 2010. (100 min): son., color. Legendado. Port.

HOUSTON, Nancy. A espécie fabuladora. Porto Alegre: L&PM, 2010.

MALÉVOLA. Direção: Robert Stromberg. Roteiro: Linda Woolverton. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, 2014. (97 min): son., color. Legendado. Port.

SANDRONI, Laura. De Lobato a Bajunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores da leitura. Goiânia: Cânone Editoral, 2008.

SOU SURDO e não sabia. Direção: Igor Ochronowicz. Intérprete: Sandrine Herman. França: 2009. Documentário. (70 min). Disponível em: http://www.youtube.com/playlist? list=PL2E381B2C11ADC9BD. Acesso em: 6 fev. 2013.

Downloads

Publicado

2016-02-01

Como Citar

OLIVEIRA, T. M.; SANTOS, L. B. D. CONTOS DE FADAS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 25–36, 2016. DOI: 10.5216/rs.v1i1.38701. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revsinal/article/view/38701. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos