CONTOS DE FADAS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rs.v1i1.38701Resumo
Os contos de fadas sempre encantaram as crianças e, ainda hoje, continuam a seduzi-las. Esses contos possibilitam reflexões sobre os problemas interiores de seus leitores e auxiliam a construção da subjetividade infantil. As adaptações dessas histórias para a Libras, Língua Brasileira de Sinais, levam às crianças surdas, não apenas o prazer da fruição dos contos de fadas, mas também os benefícios psicológicos advindos dessas narrativas. Com o suporte teórico dos postulados apresentados por Bruno Bettelheim e Joseph Campbell, em textos fundadores sobre o mito e o conto de fadas, o objetivo deste trabalho é trazer algumas reflexões sobre a importância dos contos de fadas, adaptados para Libras, na educação e a formação da subjetividade das crianças surdas.Downloads
Referências
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. Arlene Caetano. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BRESCIA, Fernanda. Literatura em LIBRAS estimula inclusão e desenvolvimento de crianças surdas. Globo.com, Minas Gerais, 12 out. 2011. Disponível em: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/literatura-em-libras-estimula-inclusao-e-desenvolvimento-de-criancas-surdas.html. Acesso em: 3 nov. 2015.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil fases. São Paulo: Cultrix, 2008.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos-mitos-arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.
CORSO, Diana Lichtenstein, CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Arrmed, 2006.
ENROLADOS. Direção: Nathan Greno e Byron Howard. Roteiro: Dan Fogleman. Estados Unidos, Walt Disney Pictures, 2010. (100 min): son., color. Legendado. Port.
HOUSTON, Nancy. A espécie fabuladora. Porto Alegre: L&PM, 2010.
MALÉVOLA. Direção: Robert Stromberg. Roteiro: Linda Woolverton. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, 2014. (97 min): son., color. Legendado. Port.
SANDRONI, Laura. De Lobato a Bajunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores da leitura. Goiânia: Cânone Editoral, 2008.
SOU SURDO e não sabia. Direção: Igor Ochronowicz. Intérprete: Sandrine Herman. França: 2009. Documentário. (70 min). Disponível em: http://www.youtube.com/playlist? list=PL2E381B2C11ADC9BD. Acesso em: 6 fev. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.