O Planejamento Telecolaborativo de professores de língua inglesa por meio de dispositivos tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60858Resumo
Inserida na área da Linguística Aplicada e nos campos de atuação profissional e de formação continuada de professores de língua inglesa, esta investigação centra-se no processo de planejamento telecolaborativo, com suporte de dispositivos tecnológicos síncronos e assíncronos, levado a efeito por três professores formadores. Ao analisar, indutivamente, dados gerados por meio de um questionário, buscou-se respostas para as seguintes perguntas de pesquisa: (i) Que dispositivos tecnológicos foram usados durante o processo de planejamento? (ii) Quais as razões para seus usos? (iii) Que (des)vantagens identificamos? Como resultados, evidenciou-se o uso de diferentes dispositivos tecnológicos de interação síncrona e assíncrona, impulsionado pelas diferentes agendas profissionais dos professores formadores, bem como a necessidade de celeridade, gratuidade e as localidades em que os professores se encontravam. Embora poucas desvantagens tenham sido mencionadas, estas centram-se em aspectos externos, enfatizando-se, assim, as vantagens, sendo a principal delas a concretização do planejamento telecolaborativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.