A vida cultivada para a transformação social
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60621Resumo
A interação do ser humano com a natureza pode estabelecer conexão ecológica, artística e criativa, com ações educativas que ampliam as ligações do ser humano em sua multidimensionalidade existencial. Este estudo tem como objetivo compreender as relações estabelecidas com a vida no contato com a natureza e as transformações sociais nas experiências ecoformativas das crianças participantes do projeto de extensão “Mãos de vida”. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, amparado no método da hermenêutica fenomenológica, realizado com 30 crianças da Instituição Lar Fabiano de Cristo, de Itajaí. As práticas foram planejadas e desenvolvidas na proposta de intervenção do Projeto de Extensão “Mãos de Vida”, da UNIVALI. A atuação ocorreu na perspectiva transdisciplinar integrando ações e saberes nas áreas de formação Educação Física, Nutrição, Filosofia e Psicologia. Os resultados dos trabalhos ecoformativos aguçaram a sensibilidade sensorial, a percepção visual e contato afetivo entre as crianças, promovendo a socialização; possibilitou atenção e cuidado e o respeito à vida na natureza; a horta e as experiências envolvidas tornaram-se um laboratório vivo educativo e terapêutico de diversas práticas.
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