A vida cultivada para a transformação social

Autores

  • Vanderléa Ana Meller
  • Maria Gloria Dittrich
  • Claiza Barretta La Bella

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60621

Resumo

A interação do ser humano com a natureza pode estabelecer conexão ecológica, artística e criativa, com ações educativas que ampliam as ligações do ser humano em sua multidimensionalidade existencial. Este estudo tem como objetivo compreender as relações estabelecidas com a vida no contato com a natureza e as transformações sociais nas experiências ecoformativas das crianças participantes do projeto de extensão “Mãos de vida”. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, amparado no método da hermenêutica fenomenológica, realizado com 30 crianças da Instituição Lar Fabiano de Cristo, de Itajaí. As práticas foram planejadas e desenvolvidas na proposta de intervenção do Projeto de Extensão “Mãos de Vida”, da UNIVALI. A atuação ocorreu na perspectiva transdisciplinar integrando ações e saberes nas áreas de formação Educação Física, Nutrição, Filosofia e Psicologia.  Os resultados dos trabalhos ecoformativos aguçaram a sensibilidade sensorial, a percepção visual e contato afetivo entre as crianças, promovendo a socialização; possibilitou atenção e cuidado e o respeito à vida na natureza; a horta e as experiências envolvidas tornaram-se um laboratório vivo educativo e terapêutico de diversas práticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderléa Ana Meller

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC), integrante do Projeto de Extensão “Mãos de vida”. 

Maria Gloria Dittrich

Doutora em Teologia. Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC), Coodenadora do Projeto de Extensão “Mãos de Vida".

Claiza Barretta La Bella

Mestre em Ciências Farmacêuticas.  Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC), integrante do Projeto de Extensão “Mãos de vida".

Downloads

Publicado

2019-11-13

Como Citar

MELLER, V. A.; DITTRICH, M. G.; LA BELLA, C. B. A vida cultivada para a transformação social. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.60621. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/60621. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Direitos Humanos, Sustentabilidade e Transformação Social