A roda de leitura literária nas vivências de extensão no projeto mãos de vida
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60612Resumo
A leitura como exercício vital-cognitivo, que atravessa culturalmente a vida do ser humano, é uma dinâmica criativa fundamental do saber e formação educativa, especialmente em uma visão transdisciplinar. O presente estudo teve como objetivo apresentar as atividades de Roda de Leitura Literária Transdisciplinar realizadas com as crianças e jovens de instituições sócio educativas pelo Projeto de Extensão “Mãos de Vida”, da UNIVALI. É um estudo de abordagem qualitativa, com base no método hermenêutico fenomenológico, realizado a partir de intervenções educativas com 30 crianças e jovens da Instituição Lar Fabiano de Cristo e Parque Dom Bosco, Itajaí, SC. Os resultados evidenciaram que a organização da “Roda de Leitura Transdisciplinar” proporcionou às crianças e jovens o acesso aos textos literários e valorização da leitura por meio da contação de histórias; mobilizou diferentes linguagens, em especial a oralidade e expressão corporal; ampliou o mundo de fantasia, garantido pelos próprios mecanismos psicológicos envolvidos no imaginário expresso; fortaleceu o equilíbrio psicoemocional e o humanescer; colaborou com as habilidades interpretativas e reflexivas em torno dos temas e entendimento dos valores humanos e sociais; facilitou a interação entre os pares nos jogos expressivos e linguísticos provocadores diversos significados e sentidos para o viver e conhecer.
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