A roda de leitura literária nas vivências de extensão no projeto mãos de vida

Autores

  • Maria Glória Dittrich
  • Cleide J Müller Pareja
  • Vanderléa Ana Meller

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60612

Resumo

A leitura como exercício vital-cognitivo, que atravessa culturalmente a vida do ser humano, é uma dinâmica criativa fundamental do saber e formação educativa, especialmente em uma visão transdisciplinar.  O presente estudo teve como objetivo apresentar as atividades de Roda de Leitura Literária Transdisciplinar realizadas com as crianças e jovens de instituições sócio educativas pelo Projeto de Extensão “Mãos de Vida”, da UNIVALI.   É um estudo de abordagem qualitativa, com base no método hermenêutico fenomenológico, realizado a partir de intervenções educativas com 30 crianças e jovens da Instituição Lar Fabiano de Cristo e Parque Dom Bosco, Itajaí, SC. Os resultados evidenciaram que a organização da “Roda de Leitura Transdisciplinar” proporcionou às crianças e jovens o acesso aos textos literários e valorização da leitura por meio da contação de histórias; mobilizou diferentes linguagens, em especial a oralidade e expressão corporal; ampliou o mundo de fantasia, garantido pelos próprios mecanismos psicológicos envolvidos no imaginário expresso; fortaleceu o equilíbrio psicoemocional e o humanescer; colaborou com as habilidades interpretativas e reflexivas em torno dos temas e entendimento dos valores humanos e sociais; facilitou a interação entre os pares nos jogos expressivos e linguísticos provocadores diversos significados e sentidos para o viver e conhecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Glória Dittrich

Filósofa, Mestre em Educação e Doutora em Teologia. Professora, Pesquisadora e Coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC), Coordenadora do Projeto de Extensão “Mãos de Vida”.

Cleide J Müller Pareja

Doutoranda em Educação. Professora da Universidade do Vale do Itajaí. Integrante do Projeto de Extensão Mãos de Vida 

Vanderléa Ana Meller

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Vale do Itajaí. Integrante do Projeto de Extensão Mãos de Vida da UNIVALI

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

DITTRICH, M. G.; PAREJA, C. J. M.; MELLER, V. A. A roda de leitura literária nas vivências de extensão no projeto mãos de vida. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.60612. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/60612. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Direitos Humanos, Sustentabilidade e Transformação Social