Juventude e protagonismo: categoria teórica e social em experiências de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60052Resumo
O presente artigo visa apresentar as experiências extensionistas desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), que buscam potencializar o protagonismo juvenil de acadêmicos e educandos por meio de práticas que visam auxiliar na transformação da realidade social. O engajamento e protagonismo de jovens na extensão universitária da PUC Goiás se dá a partir do locus social dos sujeitos, tanto de jovens das comunidades atendidas pelos projetos extensionistas, que encontram nos projetos a oportunidade para potencializar sua cidadania e acesso a direitos sociais; como de jovens universitários que atuam na extensão na qualidade de estagiários, monitores ou voluntários, potencializando sua formação cidadã, bem como sua profissionalização a partir das demandas sociais e da capacitação profissional para atuar em uma realidade complexa e desigual.
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