Extensão universitária: o impacto de um projeto de extensão na formação profissional dos discentes na educação superior

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar qual o impacto de um projeto de Extensão na formação profissional dos discentes numa Instituição de Educação Superior Privada do Distrito Federal. O projeto do Núcleo de Práticas Jurídicas, “Van Cidadã” do curso de Direito e Serviço Social, é uma unidade móvel de atendimento que visita as comunidades carentes de todo o Distrito Federal levando cidadania, informação, conhecimento, orientação e assistência jurídica gratuita. Para analisar a percepção dos participantes de um projeto de extensão, foi elaborado um questionário com questões relacionadas ao significado e a relevância de exercitar a extensão na vida acadêmica e para a formação profissional. A análise obtida no trabalho aponta que a grande maioria dos entrevistados diz saber o que é um projeto de extensão universitária ou ação extensionista. Da mesma forma, os discentes têm ciência que são aplicados projetos de extensão universitária na Instituição onde estudam. Contudo, ainda há uma minoria dos participantes da pesquisa que relatam dúvidas quanto ao projeto de extensão oportunizar ao acadêmico a prestação de serviços à comunidade e também a preparação para o mercado de trabalho. O atendimento ao público foi a maior contribuição na formação profissional segundo os entrevistados, pois é possível adquirir experiência e despertar novos estudos para o desenvolvimento do trabalho em equipe. Por fim, foi possível observar que os participantes indicariam o Projeto Van Cidadã para os alunos do próximo semestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Andréa Soto Canon

Especializada em Gestão de Processos Acadêmicos pelo Centro Universitário Projeção –

UniProjeção (2018). Graduanda em Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro

Universitário UniProjeção modalidade à distância (2017). Bacharelado em Administração de

Empresas pela Faculdade Projeção (2015).

Gisela Pelegrinelli

Doutoranda em Ciências Sociais pela UNISINOS. Possui Mestrado em Ciências Sociais pela UNISINOS, Bacharelado em Administração pela Universidade Católica de Brasília (2016),  Licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (1987). Especialização em  Gestão de Processos Acadêmicos pelo Centro Universitário Projeção - UniProjeção (2013) e Pesquisa em Docência em Turismo pela UnB (2003).

Publicado
14-08-2019
Como Citar
Canon, C., & Pelegrinelli, G. (2019). Extensão universitária: o impacto de um projeto de extensão na formação profissional dos discentes na educação superior. Revista UFG, 19. https://doi.org/10.5216/revufg.v19.59799
Seção
Dossiê: Direitos Humanos, Sustentabilidade e Transformação Social