Gestão de revista científica acadêmica: implantação de um template na revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Gestão de revista científica acadêmica

Autores

  • Clenio Perlin Berni Universidade Federal de Santa Maria
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v19.58707

Resumo

Em um contexto de fácil ingresso e agilidade na troca de informações, deseja-se o aperfeiçoamento de ferramentas do sistema usado por periódicos, viabilizando o livre acesso à produção científica, permitindo a disseminação do conhecimento de forma mais dinâmica. Sendo assim, o problema central desse artigo é gerado a partir de reflexões acerca de como o acesso inicial para o envio de trabalhos pode ser otimizado e operacionalizado em plataforma eletrônica. Nesse sentido, a pesquisa objetivou a inserção de um template (modelo de padronização dos artigos originais recebidos) para o recebimento de artigos enviados ao periódico Educação (UFSM) do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Foi elaborado um template, que teve como propósito auxiliar a produção do texto pelos autores, padronizando o envio dos trabalhos. Após a implantação do template, foi utilizado como método de pesquisa, a aplicação de questionários junto aos autores e avaliadores ad hoc. O template implantado junto ao SEER, além de facilitar a interpretação das normas pelos autores, agilizou o processo editorial, uma vez que não será mais preciso retrabalhar os arquivos que chegam até o setor em diferentes formatações. Concluiu-se que a implantação do template foi eficaz para a revista, consolidando a gestão via portais institucionais, uma vez que não será mais necessário editorar os artigos na sua íntegra, fazendo com que os autores já digitalizem o seu artigo em campos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal - Bolsa Capes. Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE). Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER).

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

BERNI, C. P.; MALLMANN, E. M. Gestão de revista científica acadêmica: implantação de um template na revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria: Gestão de revista científica acadêmica. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19.58707. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58707. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Mundo Digital e a Universidade