Gestão de revista científica acadêmica: implantação de um template na revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria
Gestão de revista científica acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19.58707Resumo
Em um contexto de fácil ingresso e agilidade na troca de informações, deseja-se o aperfeiçoamento de ferramentas do sistema usado por periódicos, viabilizando o livre acesso à produção científica, permitindo a disseminação do conhecimento de forma mais dinâmica. Sendo assim, o problema central desse artigo é gerado a partir de reflexões acerca de como o acesso inicial para o envio de trabalhos pode ser otimizado e operacionalizado em plataforma eletrônica. Nesse sentido, a pesquisa objetivou a inserção de um template (modelo de padronização dos artigos originais recebidos) para o recebimento de artigos enviados ao periódico Educação (UFSM) do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Foi elaborado um template, que teve como propósito auxiliar a produção do texto pelos autores, padronizando o envio dos trabalhos. Após a implantação do template, foi utilizado como método de pesquisa, a aplicação de questionários junto aos autores e avaliadores ad hoc. O template implantado junto ao SEER, além de facilitar a interpretação das normas pelos autores, agilizou o processo editorial, uma vez que não será mais preciso retrabalhar os arquivos que chegam até o setor em diferentes formatações. Concluiu-se que a implantação do template foi eficaz para a revista, consolidando a gestão via portais institucionais, uma vez que não será mais necessário editorar os artigos na sua íntegra, fazendo com que os autores já digitalizem o seu artigo em campos específicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing