Extensão e Políticas Públicas: reflexões sobre o campo jornalístico, a partir de Pierre Bourdieu

Autores

  • Núbia da Cunha Simão
  • Pollyana Vieira de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58600

Resumo

A partir das leituras de Pierre Bourdieu propõe-se neste artigo estabelecer uma relação entre as características do campo jornalístico exploradas pelo teórico e a necessidade de Políticas Públicas e atuação dos programas de extensão. Observa-se a transmissão de informações que opta pela redundância de imagens e a fragmentação do conteúdo, apelo a violência e uso de termos vulgares com o objetivo de aumentar a audiência. Objetiva-se desta forma, perceber os limites que envolvem o jornalismo sensacionalista na televisão brasileira e pensar sobre a importância da formação pela extensão dos acadêmicos de jornalismo e publicidade e propaganda.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia da Cunha Simão

Mestra em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG, Especialista em Economia pela Universidade Estadual de Goiás, Jornalista graduada na Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG, Economista graduada pela Universidade Estadual de Goiás –UEG. Docente do curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO. Professora Pesquisadora Pró-reitoria de Extensão e Pesquisa- PROPE- PUC-GO. Coordenadora do Programa de Extensão em Direitos Humanos- PUC-GO.

Pollyana Vieira de Andrade

Especialista em Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Graduada em Administração Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Graduada em Administração de Empresa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância – GEaD - UFG/FE. Atualmente é Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PROGRAD-PUC-GO

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

SIMÃO, N. da C.; ANDRADE, P. V. de. Extensão e Políticas Públicas: reflexões sobre o campo jornalístico, a partir de Pierre Bourdieu. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 24, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i24.58600. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58600. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos