Música, Memória e Cultura: os romances medievais ibéricos na voz das rendeiras de Alcaçuz
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.57154Resumo
Numa perspectiva reflexiva para o contexto da cultura e extensão nas universidades, este artigo aborda a inserção dos romances medievais ibéricos encontrados na forma de canção de trabalho reproduzidos na voz e memória de rendeiras no povoado de Alcaçuz, litoral sul do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. Tomando como base o conceito de memória coletiva (HALBWACKS, 2008), os romances foram observados a partir do distanciamento da memória histórica local e ampliados na consciência social, quando ressignificados como tema da obra Missa de Alcaçuz. Para a pesquisa, os romances foram identificados, analisados e expostos em cartografia simbólica (SANTOS, 2001), ao qual encontramos afinidades melódicas com a obra Missa e a possibilidade de ampliação do presente, como aproveitamento de diferentes experiências musicais capazes de contribuir para a música contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing