Folha CEFET: O Jornal Escolar do Campus Maria da Graça
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.56340Resumo
O Folha Cefet, jornal escolar do campus Maria da Graça do CEFET-RJ, tem como objetivos específicos divulgar as atividades desenvolvidas na unidade, impulsionando a participação da comunidade em diferentes ações pedagógicas, científicas e culturais promovidas; propiciar a interação entre os diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar (estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e famílias), proporcionar espaço para a discussão de situações do cotidiano escolar e extraescolar, além de possibilitar aos alunos uma imersão no estudo, para além do espaço da sala de aula, de variados gêneros discursivos que compõem um jornal. Neste trabalho, apresentamos um relato sobre a criação e o desenvolvimento de diferentes atividades do Folha Cefet, que está hospedado na plataforma colaborativa wikijornal, tendo publicado até então 106 artigos e atingido a marca de 26.000 leituras.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. 6ª ed. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.
BAKTHIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 14ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BONINI, A. Jornal escolar: gêneros e letramento midiático no ensino-aprendizagem de linguagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 149-175, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n1/v11n1a09.pdf Acesso em: 17/03/2018.
BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa). Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FREINET, C. O Jornal Escolar. Lisboa: Estampa, 1974.
GOMES, S. S. Infância e tecnologia. In: COSCARELLI, C. V. (org.) Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2017. p. 146-148.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Tradução de Clara Dorneles. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 49, n. 2 , jul./dez. 2010. Disponível em: http://w3.ufsm.br/desireemroth/images/stories/fruit/pdf/LETRAMENTO_METAMIDITICO_Lemke_Ftima_Tamamnini.pdf Acesso em 20/03/2018.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2017.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: MOURA, E.; ROJO, R. (orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2016.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
SOARES-LEITE, W. S.; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Colômbia: Magis, Revista Internacionalde Investigación en Educación, 5 (10), p.173-187, 2010.
WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação. Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/ 254/222 . Acesso em: 10/03/2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.