Esse espaço não existe! A UFG, seus espaços e seus discursos
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v18i23.56164Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o espaço universitário na perspectiva da ambiência e dos seus discursos. Empreende-se uma tarefa complexa, pois a universidade, ao mesmo tempo em que é lugar de produção de conhecimento, não tem sido investigada da perspectiva dos grupos sociais que nela circulam. Os diversos grupos que a frequentam, a vivenciam e constituem sua cotidianidade no espaço universitário podem imaginar ser esse espaço um ambiente plural, ao mesmo tempo em que podem crer que os discursos ali produzidos pertencem a esse lugar. Procuramos perceber de que maneira as vivências, os circuitos espaciais e as narrativas constituem discursos, bem como o contexto sócio histórico e cultural a que estão articulados.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Karina. Croqui gráfico do Pátio Humanidades. Goiânia, 2018 (inédito).
BAKHTIN, Mikhail e VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARBUY, Santiago. O espaço do encontro humano. São Paulo: E.C.E. 1980.
BARTHES, Roland. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
DE PELLEGRIN, Ana. Os contrastes do ambiente urbano: espaço vazio e espaço de lazer. Mestrado em Educação Física. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
FOUCAULT, Michael. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
LEFEBVRE, Henri. O fim da História. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1981.
LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.
MACHADO DE ASSIS, J. M. Esaú e Jacó, in: Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
MAGALHÃES, Coelho Leandro. O Câmpus Universitário como equipamento singular do meio urbano: Ensaio em Três Rios, Brasil. Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Ciência e Tecnologia, Câmpus Fernando Pessoa, Porto, 2014.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no Pedaço. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Convite à estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.