Se eu pudesse controlar o tempo

  • Laiana Pereira da Silveira ifsul

Resumo

A construção de nossas memórias afetivas pode ser feita com o auxílio de objetos pessoais, e as vestimentas são um ótimo gatilho para isto, o editorial de moda “Se eu pudesse controlar o tempo” serve como uma demonstração de como fixar lembranças e eternizar momentos através de vestimentas e de objetos. A mini-coleção de moda composta por três looks, foi desenvolvida a partir do garimpo de peças em brechós e feiras beneficentes, para reutilizar produtos já existentes, dando uma nova vida a eles. E a ideia de escolher um brick como locação foi devido a ser um lugar onde há muitos objetos com histórias e memórias diferentes reunidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laiana Pereira da Silveira, ifsul

Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça (2018) e curso Técnico em Vestuário (2012) pela mesma instituição. Contribuiu para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense como estagiária da Coordenação de Cultura pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Participou como voluntária do projeto de pesquisa Memória Trajada: o acervo de vestuário de Antoninha Berchon e dos projetos de extensão 1ª Semana Acadêmica do Curso de Design de Moda, Recicla Moda: do lixo para o luxo, Desfile de conclusão de curso de Design de Moda turma 2018.1 e Exposição Vestidos da Memória, e auxiliou na organização de eventos acadêmicos na área da Moda. Concluiu o desenvolvimento de sua pesquisa para o trabalho de conclusão de curso na área de Moda e Memórias afetivas, e como os objetos pessoais podem ressaltar essa ligação.

Referências

ANDRZEJEWSKI, Luciana. A moda como despertar da memória. In: MERLO, Márcia (org). Memórias e museus. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015. p. 89-98.

NERY, Olivia Silva. A invisibilidade na materialidade: as pontes de memória nos objetos de Lyuba Duprat. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

Publicado
28-03-2019
Como Citar
da Silveira, L. (2019). Se eu pudesse controlar o tempo. Revista UFG, 19. Recuperado de https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/56163
Seção
Ensaio Visual