BENEFICIOS DA SALA INTERATIVA NO ESPAÇO DAS PROFISSÕES PARA FORMAÇÃO DO BIOMÉDICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v17i21.51754Resumo
A Universidade Federal de Goiás realiza anualmente o Espaço das Profissões, evento que promove integração da comunidade acadêmica e a comunidade externa. A sala interativa do curso de biomedicina é um espaço para expor diferentes áreas de atuação do biomédico demonstrando fatos sobre a graduação e a profissão. O objetivo da ação foi levar a comunidade externa o conhecimento adquirido na graduação, promover interação entre os discentes do curso e o público e permitir que ambos tenham contato com as habilitações do biomédico. Mais 20 habilitações foram representadas por atividades interativas e experimentais. Houve uma resposta positiva do público, que se mostrou bastante interessado e entusiasmado com as apresentações temáticas. Os discentes de Biomedicina se mostraram proativos, motivados e comprometidos com sua futura profissão. Foi possível observar a importância de ações de extensão que permitem aproximação da universidade a comunidade externa e despertar o interesse dos visitantes.
Palavras-chave: Espaço das profissões, biomedicina, interação social, Extensão.
Downloads
Referências
AZEVEDO, A. S.; FARIA, L. Motivação, sucesso e transição para o ensino superior. Psicologia, v.20, n.2, p.69-93, 2006.
BATISTA, Juliana Alves. Pós-graduação em Estética. Revista do Biomédico. São Paulo. n 113. Nov.- dez., 2014.
BOHOSLAVSKY, R. Orientação profissional: a estratégia clínica. São Paulo, 1977.
BOMTEMPO, M. S.; SILVA, D.; FREIRE O. Motivos da escolha do curso de administração de empresas por meio da modelagem de equações estruturais. V 13 nº 3 Jul/Set. Belo Horizonte, 2012.
BOMTEMPO, M.S. Análise dos fatores de influência na escolha pelo curso de graduação em Administração: um estudo sobre as relações de causalidade, através da modelagem de equações estruturais. 2005. 142 p. Dissertação Mestrado em Administração de Empresas – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo, 2005.
BORGES, J. L.; Carnielli, B. L. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa, 35(124), 113-139, 2005.
BURRI, R. V.; DUMIT, J. (Eds.). Biomedicine as culture: instrumental practices, technoscientific knowledge, and new modes of life. New York: Routledge, 2007. p.251, 2007.
BUSS, P.M.; CARVALHEIRO, J.R.; CASAS, C.P.R. (Org.). Medicamentos no Brasil: inovação e acesso. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p.440, 2008.
CFBM - Conselho Federal de Biomedicina. Biomedicina: Um painel sobre o profissional e a profissão. Livro. 76 f. 2009.
CFBM - Conselho Federal de Biomedicina. Habilitações. 2015. Disponível em <http://cfbm.gov.br/habilitacao/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2018.
CLARKE, A. E., Shim, J. K., MAMO, L., FOSKET, J. R., Jennifer, R., & CLARKE, A. E. Biomedicalization: technoscientific transformations of health, illness, and u.s. biomedicine. American Sociological Review, v.68, n.2, p.161-194, 2003.
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Objetivos do Programa PIBIC, 2006. Disponível em: <http://cnpq.br/pibic>. Acesso em 26 de janeiro de 2018.
ESPAÇO DAS PROFISSÕES UFG. Disponível em <http://vestibular.brasilescola.com/noticias/ufg-recebe-inscricoes-para-espaco-das-profissoes-2012/318894.html>. Acesso em 14 de fevereiro de 2018.
ESPAÇO DAS PROFISSÕES UFG. Disponível em <http://www.vestibular.ufg.br/2013/EP/>. Acesso em 25/02/2018.
FONSECA, L. P.; Couto, R. M.; COSTA, E. G. D.; COSTA, E. G. D. Legislação estética. Anais do XVII Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Extensão da Unin Cor. p 103. Três corações – MG, 2015.
GAUDILLIÈRE, J.-P. Inventer la biomédicine: la france, l’amérique et la production des savoirs du vivants (1944-1965). Paris: La Découverte, p.392, 2002.
GUIMARÃES, Jorge A. A pesquisa médica e biomédica no Brasil. Comparações com o desempenho científico brasileiro e mundial Ciência & Saúde Coletiva, 9 (2):303-327, 2004.
HOTZA, M. A. S. A re-escolha profissional dos vestibulandos da UFSC de 1997. Revista da ABOP, 2(1), 97-110, 1998.
KEATING, P.; CAMBROSIO, A. Biomedical platforms: realigning the normal and the pathological in late-twentieth-century medicine. Cambridge, MA: The MIT Press, p.560, 2003.
KNOP, M. N. H. A escolha de curso superior dos vestibulandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo quantitativo com utilização de Análise de Correspondência Múltipla. 2008, 130 p. Dissertação de Mestrado em Sociologia – UFRS, Porto Alegre, 2008.
LOCK, M.; GORDON, D. (Eds.). Biomedicine examined. New York: Springer, p.572, 2008.
LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de pesquisa, 35 (125), 81-109, 2005.
MOREL, C. M., Carvalheiro, J. R., Romero, C. N., Costa, E. A., & BUSS, P. M. The road to recovery. Nature, v.449. p.180-182, 2007.
MYBURGH, J. E. An enpirical analysis of career choce factors that influence first-year Accouting students at the University of Pretoria: a cros-racial study. Meditari Accountancy Reserarch, (S.I.), v. 13, n. 2, p 35-48, 2005.
NUNES, C.A. Fatores determinantes na escolha pelo curso de ciências contábeis em IES particulares da cidade de São Paulo. 89 p. Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis - Fundação e Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo, 2014.
OLIVEIRA, L. R. Reflexões sobre os desafios da educação superior. Análise. Revista da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração de Empresas Padre Anchieta. Jundiaí–SP: Sociedade Padre Anchieta de Ensino. 23 cm., 25, 2004.
PINHEIRO, R. G. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis: uma pesquisa com os graduandos na capital e Grande São Paulo. 111 p. Dissertação de mestrado em Ciências Contábeis - Fundação e Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, São Paulo, 2008.
PIVETTA, H. M. F., STEIN Backes, D., CARPES, A., HOLANDA Tavares Battistel, A. L., & MARCHIORI, M. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 16, n. 31, p. 377-390, jul./dez. 2010.
RODRIGUES, A. L. L., do Amaral Costa, C. L. N., PRATA, M. S., BATALHA, T. B. S., & NETO, I. D. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, 1(2), 141-148, 2013.
SALDANHA, L. A.; SILVA, J. R. & CASTRO, S. M. R. (2007). Sonhos e crises: Marcas da jornada universitária. Disponível na World Wide Web pela URL <http://www.jussara.ueg.br/pos_docencia_universitaria>. Acesso em 19 de janeiro 2018.
SAMPAIO, SMR., org. Entre a escola pública e a universidade: longa travessia para jovens de origem popular. In: Observatório da vida estudantil: primeiros estudos. Salvador: EDUFBA, pp. 27-51. ISBN 978-85-232-1211-7, 2011.
SOARES, S. A. M. A escolha do curso de serviço social: implicações subjetivas. 102 p. Dissertação de Mestrado em Serviço Social – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, 2007.
SOUSA, Poliana Mendonça de. A atuação do biomédico em procedimentos estéticos não invasivos e invasivos não cirúrgicos. 2012. 38 f. Monografia (Graduação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
WHITAKER, D. C. A. A escolha da carreira. São Paulo, SP: Moderna, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.