ASSISTÊNCIA SOCIAL E UNIVERSIDADE: UMA INTERFACE NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v17i21.51747Resumo
O intuito deste artigo é fomentar o debate sobre o acompanhamento às famílias de baixa renda e/ou expostas a situações de risco e vulnerabilidade social para além dos espaços formais e institucionalizados da Assistência Social. Para tal apresentaremos a recente experiência em articulação com o projeto de extensão intitulado “Valorização e Capacitação Técnica de Jovens e Mulheres para o Turismo”, do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (DETUR– UFOP) e desenvolvido com e para a comunidade ouropretana em parceria com diferentes profissionais da política de Assistência Social. Como será abordado ao longo deste estudo, buscou dentre outros objetivos, o desenvolvimento do papel de cidadão enquanto pertencente ao espaço político, social e cultural. A diante, caberá análise dos impactos na vida dos participantes, além dos desafios e potencialidades da articulação entre os diferentes sujeitos envolvidos neste processo, bem como a construção de um perfil dos usuários envolvidos diretamente no projeto em tela.
Palavras-chave: Extensão universitária. Assistência Social. Famílias.
Downloads
Referências
ALVES, K. dos S. Turismo, trabalho e gênero: uma abordagem interdisciplinar. Ouro Preto: UFOP/Departamento de Turismo, 2016.
ANTUNES, R. L. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. II. cd. São Paulo: Cortez, 2006.
CRAS ALTO DA CRUZ, Arquivo interno. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania. Ouro Preto, 2017.
BATINNI, O. SUAS: Sistema Único de Assistência Social em debate. São Paulo: Veras Editora, 2007.
BRASIL, Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Brasília: MDS, 2007.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
______. Curso de atualização em vigilância socioassistencial do SUAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Brasília, 2016.
______. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS. Brasília, 1993.
______. Orientações Técnicas sobre o PAIF. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. 1 ed. Vol. 1. Brasília: MDS, 2012.
______. Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004. Aprova a Política Nacional de Assistência Social - PNAS. Brasília: MDS, 2004.
______. Resolução CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009. Aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília: CNAS, 2014. Reimpressão.
______. Trabalho Social com Famílias. Brasília: SNAS, 2014.
CASTRO, J. M. Pluviosidade e movimentos de massa nas encostas de Ouro Preto. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Minas. Departamento de Engenharia Civil. Ouro Preto: UFOP, 2006.
FRIZZO, G. F. E., MARIN, E. C. & SCHELLIN, F. O. A extensão universitária como elemento estruturante da Universidade pública no Brasil. Revista Currículo sem Fronteiras. V. 16, L. 3, p. 623-646. Set/dez. 2016
GOMES, N. A. Serviço Social e interdisciplinariedade: confluências e desafios. 4º Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais. Belo Horizonte, 2016
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
LESTINGE, S. R. Olhares de educadores ambientais para estudo do meio e pertencimento. Dissertação (Doutorado em Recursos Florestais). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz: Universidade de São Paulo, 2004.
SITES
Blog Patrimônios históricos do Brasil. Disponível em: http://patrimonioshistoricosbr.blogspot.com.br/2011/04/cidade-historica-de-ouro-preto-minas.html. Acesso em: 10 de fevereiro de 2018, às 15:01 horas.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ouro-preto/panorama. Acesso em: 11 de fevereiro de
, às 15:34 horas.
SUAS - Sistema Único de Assistência Social. Disponível em: http://www.mds.gov.br. Acesso em: 22 de fevereiro de 2018, às 19:04 horas.
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto. Disponível em: http://ufop.br/historia-da-ufop. Acesso em: 02 de fevereiro de 2018, às 09:22 horas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.