UMA ESCOLA REFLEXIVA PARA CONSTRUIR A GESTÃO SOCIAL
Resumo
Resumo: Este artigo discute o processo de formação continuada de gestores de escolas públicas, inseridos num Programa de Extensão de abrangência regional. A metodologia possui abordagem qualitativa e utiliza-se dos depoimentos e relatos dos gestores, os quais são analisados e discutidos a partir de um referencial que situa a gestão escolar como um processo democrático e participativo, permeado pelo diálogo e a reflexão. Os resultados reafirmam a necessidade de processos formativos que se orientem por metodologias participativas e que façam da realidade escolar objeto de reflexão pelos gestores. A gestão escolar representa uma opção política e faz da escola um espaço de produção cultural que pode levar à conservação de práticas centralizadoras de gestão ou à transformação dessas relações autoritárias. Por isso, pode-se dizer que ela possui um caráter pedagógico, que vai se efetivar dependendo dos princípios e dos modos como se organiza e envolve os sujeitos que compõem a comunidade escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.