A FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma revisão de literatura visando discutir a necessidade de se disseminarem as contribuições do estudo da corporeidade no âmbito do contexto escolar da Educação Infantil, em que a criança, um ser complexo, poderá explorar o seu corpo como um todo, expressando-se por meio das diferentes linguagens. Nessa direção, importa apresentar reflexões e problematizações que permitam contribuir para e com a formação do professor, bem como sua prática pedagógica. Como conclusão, evidenciamos a necessidade da compreensão do sentido da corporeidade na ação pedagógica dos docentes, relevante à formação de profissionais de crianças pequenas, tanto nos processos de formação inicial, quanto em serviço, para que superem os modelos vigentes e a criança possa viver intensa e intencionalmente as várias possibilidades de exploração do corpo na sua totalidadeDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.