BIOQUIZ: JOGO ELETRÔNICO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Resumo: As dificuldades de aprendizagem percebidas devido ao uso somente de métodos tradicionais no ensino básico tornam-se alvo de preocupação e atenção. Nesse contexto, desponta o uso de métodos alternativos no fortalecimento da relação ensino-aprendizagem, como os jogos digitais usados como ferramenta educacional capaz de incentivar e impulsionar a busca do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento da capacidade cerebral. Este artigo apresenta a criação do “BioQuiz”, um jogo digital voltado para a inserção dos estudantes do ensino médio no mundo da Biologia, que proporciona uma compreensão interativa e divertida. O jogo é composto por três fases, de modo que contempla perguntas objetivas e suas respectivas alternativas. Todas as fases são ilustrativas e animadas, as imagens são representações do conteúdo, como, por exemplo, células, organelas, entre outros, sendo possível realizar uma associação visual do conteúdo, aprimorando conhecimentos ensinados nas instituições de ensino.Downloads
Referências
Referências
CAMPOS, L. M. L., BORTOLOTO, T. M., FELÍCIO, A. K. C. [2002]. A produção de jogos
didáticos para o ensino de ciências e biologia: Uma proposta para favorecer a aprendizagem.
Disponível em:
pdf>. Acesso em: 10 mar. 2016.
CAMPOS, L. M. L., BORTOLOTO, T. M., FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didá-
ticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem.
Caderno dos Núcleos de Ensino, 35-48, 2003.
FERREIRA, E., EIS, D. HTML5 Curso W3C Escritório Brasil. Disponível em:
www.w3c.br/pub/Cursos/CursoHTML5/html5-web.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2015.
FILHO, J. E. V., SALOMÃO, J., MADEIRA, B., PALÁCIO, I., SOUZA, A. G., MACAMBIRA,
N. A., 2014. OdontoQuiz: Um jogo Sério de Apoio ao Estudo da Disciplina de
Próteses Dentárias. XIII SBGames - Porto Alegre - RS - Brazil. 946-949, 2014.
FONTOURA, M. T. S., LIMA, R. F., DOS SANTOS, A. S., PEREIRA, R. M. M. Aplicabilidade
de jogos educativos com alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental do
Instituto de Educação Fernando Rodrigues da Silveira. Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.
GONÇALVES, M. L. C. O uso do jogo on-line como possibilidade de aprendizagem da
matemática. Revistanovastecnologiasnaeducação, 8(3), 2010.
HODHOD, Rania; CAIRNS, Paul; KUDENKO, Daniel. Innovative integrated architecture
for educational games: challenges and merits. In: Transactions on edutainment v.
Springer Berlin Heidelberg, 2011. p. 1-34.
KETAMO, H., Learning by Teaching: A Case Study on Explorative Behaviour in an Educational
Game, Network-Based Education, Finland, 2007.
LOPES, N., OLIVEIRA, I. Videojogos, Serious Games e Simuladores na Educação: usar,
criar e modificar. Laboratório de Educação a Distância e Learning-Universidade Aberta,
Portugal, p. 04?20, 2013.
MACHADO, R. F., EL-HANI, C., LOULA, A. C., CARNEIRO, M. C. L., REIS, V. P. G. S.,
SEPULVEDA, C. A. S., 2014. Aplicação do Jogo Eletrônico Calango no Ensino do Conceito
de Nicho Ecológico. Revista da SBEnBIO, V Enebio e II Erebio Regional 1, 6588-6598, 2014.
OLIVEIRA, M. L. O Jogo Quiz Aplicado ao Ensino de Biologia Celular: uma abordagem
lúdica para construção do conhecimento científico no espaço universitário. Disponível em: <http://interacao.unis.edu.br/files/2014/12/148-168.compressed.pdf>. Acesso em:
jul. 2015.
OLIVEIRA, F. E., SILVA, M. P., 2014. CellMembrane: Jogo Eletrônico Como Recurso
Didático no Ensino de Citologia. Revista da SBEnBIO, V Enebio e II Erebio Regional 1,
-2034, 2014.
OTSUKA, Joice L. et al. Desenvolvimento de jogos educacionais abertos. In: Trabalho apresentado
no Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2012.
PEDROSO, C.V. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada
em módulo didático. ANAISIX Congresso Nacional de Educação – EDUCARE, III
Encontro Sul de Psicopedagogia, PUC/PR, 2009.
PRENSKY, Marc. Digital game-based learning. Computers in Entertainment (CIE), v. 1,
n. 1, p. 21-21, 2003.
SERRA, R. J. M. Interfaces tácteis baseadas em HTML/CSS3/JavaScript. 2011. 89p. Dissertação
(Mestrado integrado em Engenharia Informática e Computação) - Faculdade de
Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2011.
SILVA, L. A. S., FARIA, J. C. N. M. “Quiz” da Membrana Plasmática – Construção e Avaliação
de Material Didático Interativo. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico
Conhecer, Goiânia, v. 8, n. 15, p. 2204-2218, 2012.
VARASCHIN, A., SATO, F. K., LOPES, Z. A, HTML5 e o futuro das ferramentas para
internet rica. Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura. 13. ed. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.