FERRAMENTA PRÁTICA E MULTIDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM - CURSO DE DISSECÇÃO ANATÔMICA

Autores

  • Davi Farias Pereira
  • Pedro Ducatti De Oliveira E Silva
  • Renata Costa Barbosa
  • Tatiana De Sousa Fiuza

Resumo

Resumo:A dissecação tem sido a ferramenta central de ensino na maioria das universidades durante gerações, em que estudantes dos cursos da área de saúde aprendem os princípios básicos de construção do corpo humano. Objetivou-se descrever as atividades, a aplicabilidade e importância do Curso de Dissecção Anatômica no Departamento de Morfologia (DMORF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) para os profissionais da área da saúde, alunos internos e externos à UFG. Com esse intuito realizou-se um estudo transversal quantitativo, com base em dados secundários, a partir da análise de fichas de matrícula, publicações e avaliação do curso. O curso gerou a publicação de trabalhos científicos em congressos regionais, nacionais e internacionais; contribuiu para o conhecimento na formação anatômica, para estudantes de diferentes instituições de ensino, no melhoramento do desempenho de profissionais da área da saúde em suas atividades, logo, melhorando a qualidade do cuidado em saúde. O Curso de Dissecção se estabeleceu como uma excelente oportunidade para capacitar alunos de outras instituições e da UFG e profissionais da área de saúde, levando ao aprimoramento dos conhecimentos anatômicos, das habilidades manuais e do uso de instrumentos cirúrgicos, na iniciação científica, além de produzir peças anatômicas para o estudo da anatomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

FARIAS PEREIRA, D.; DUCATTI DE OLIVEIRA E SILVA, P.; COSTA BARBOSA, R.; DE SOUSA FIUZA, T. FERRAMENTA PRÁTICA E MULTIDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM - CURSO DE DISSECÇÃO ANATÔMICA. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 15, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48528. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos