CONVERSAS ENTRE PROFESSORXS1 : ALTERIDADES E SINGULARIDADES
Resumo
Resumo: Este texto tem como objetivo compartilhar a experiência teóricometodológica, que se traduz em práticas, em um projeto de pesquisa e extensão que se organiza no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2010, vimos desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão com professorxs com o intuito de trocar experiências de práticas curriculares desenvolvidas. Dessa forma, tecemos um Projeto de Formação Continuada que se estabelece a partir da ideia freireana (1987) de que o processo educativo de formação humana, e também acadêmica e profissional, ocorre na relação com o Outro, com os pares, que estão inseridos no mundo, num contexto. O objetivo tem sido pesquisar as práticas cotidianas, vividas e por viver, e as histórias de vida dessxs professorxs, entendendo que essas práticas e essas histórias são parte da multiplicidade de contextos onde se dá a formação profissional (ALVES, 2002). Investigar a formação por meio dessa perspectiva foi se mostrando para nós um potente elemento para compreendermos a tessitura do diálogo entre experiência e docência, o que vimos denominando formação cotidiana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing