EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES SOCIAIS
Resumo
Resumo: O artigo apresenta a experiência de ensino e aprendizagem da educação em direitos humanos no contexto do profissional de graduação carreira de treinamento trabalho. A cadeira desenvolvido durante dois anos foi destinado a profissionais futuros estudantes alcançar o conhecimento e compreensão dos direitos humanos sob a perspectiva da relação teórica e prática e contato constante e permanente com as partes interessadas e instituições com as quais eles se relacionam no seu exercício locais de memória acessando profissionais, conversações com líderes comunitários, contato com casos judiciais testemunhando o exercício e a implementação da reforma judicial que incorpora os direitos fundamentais consagrados na Constituição do Chile. Posicionamento global é alcançado e futuros estudantes de profissionais de serviço social em um contexto de análise crítica e reflexiva, gerando e instando problematização e busca de respostas a partir da perspectiva do trabalho social no exercício dos direitos humanos no sociedade e conseguir, através de metodologias são incorporados nas obras de cadeira em colaboração constante, a construção de sua própria aprendizagem no contexto dos princípios fundamentais da profissão, respeito pela dignidade humana e justiça social. Palavras chave: ensino e aprendizagem, trabalho social, direitos humanosDownloads
Referências
Barkley, E. Técnicas de Aprendizaje Colaborativo, Ediciones Morata, 2007. Madrid
Erazo, X. Abramovich, v. Políticas públicas para un estado social de derechos. El paradigma
de los derechos universales Vol. II, Editorial LOM, 2008, Santiago de Chile.
Constitución Política de Chile, “Capítulo III: De Los Derechos y Deberes Constitucionales,
Artículo 19.”
Magendzo, A. Educación en Derechos Humanos, un desafío para los docentes de hoy,
Editorial LOM, 2006, Santiago de Chile.
Magendzo, Abraham, Editor (2009). Ideas-fuerza y pensamiento de la educación en derechos
humanos en Iberoamérica. En: Pensamiento e Ideas-fuerza de la educación en
derechos humanos en Iberoamérica. A. Magendzo, Editor. UNESCO y OEI. Editorial
Santa María, Chile.
Magendzo, Abraham (2012). Algunos principios pedagógicos orientadores de la educación
en derechos humanos. http://www.crefal.edu.mx/decisio/images/pdf/decisio_32/
decisio32_saber2.pdf
Informe Anual 2011, 2012: Situación de los derechos humanos en Chile, Instituto Nacional
de derechos humanos Santiago.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.