EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES SOCIAIS

Autores

  • Victoria Flores Roa

Resumo

Resumo: O artigo apresenta a experiência de ensino e aprendizagem da educação em direitos humanos no contexto do profissional de graduação carreira de treinamento trabalho. A cadeira desenvolvido durante dois anos foi destinado a profissionais futuros estudantes alcançar o conhecimento e compreensão dos direitos humanos sob a perspectiva da relação teórica e prática e contato constante e permanente com as partes interessadas e instituições com as quais eles se relacionam no seu exercício locais de memória acessando profissionais, conversações com líderes comunitários, contato com casos judiciais testemunhando o exercício e a implementação da reforma judicial que incorpora os direitos fundamentais consagrados na Constituição do Chile. Posicionamento global é alcançado e futuros estudantes de profissionais de serviço social em um contexto de análise crítica e reflexiva, gerando e instando problematização e busca de respostas a partir da perspectiva do trabalho social no exercício dos direitos humanos no sociedade e conseguir, através de metodologias são incorporados nas obras de cadeira em colaboração constante, a construção de sua própria aprendizagem no contexto dos princípios fundamentais da profissão, respeito pela dignidade humana e justiça social. Palavras chave: ensino e aprendizagem, trabalho social, direitos humanos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barkley, E. Técnicas de Aprendizaje Colaborativo, Ediciones Morata, 2007. Madrid

Erazo, X. Abramovich, v. Políticas públicas para un estado social de derechos. El paradigma

de los derechos universales Vol. II, Editorial LOM, 2008, Santiago de Chile.

Constitución Política de Chile, “Capítulo III: De Los Derechos y Deberes Constitucionales,

Artículo 19.”

Magendzo, A. Educación en Derechos Humanos, un desafío para los docentes de hoy,

Editorial LOM, 2006, Santiago de Chile.

Magendzo, Abraham, Editor (2009). Ideas-fuerza y pensamiento de la educación en derechos

humanos en Iberoamérica. En: Pensamiento e Ideas-fuerza de la educación en

derechos humanos en Iberoamérica. A. Magendzo, Editor. UNESCO y OEI. Editorial

Santa María, Chile.

Magendzo, Abraham (2012). Algunos principios pedagógicos orientadores de la educación

en derechos humanos. http://www.crefal.edu.mx/decisio/images/pdf/decisio_32/

decisio32_saber2.pdf

Informe Anual 2011, 2012: Situación de los derechos humanos en Chile, Instituto Nacional

de derechos humanos Santiago.

Downloads

Publicado

03-08-2017

Como Citar

ROA, V. F. EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES SOCIAIS. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 15, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48518. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos