NOTAS SOBRE OS PRÓLOGOS DE CERVANTES
Resumo
É bem provável que um leitor de hoje inicie a leitura de uma obra do passado sem prestar maior atenção a alguns aspectos que na época de sua composição ocupavam lugar de grande importância como a presença de prólogos, mais ou menos longos, mais ou menos esclarecedores, que acompanhavam muitas das obras em prosa ou em poesia. Hoje em dia, raramente aparecem prólogos na abertura de romances, contos ou poemas, ao contrário do que ocorria nos tempos de Cervantes em que normalmente as obras traziam prólogos que continham informações substanciosas acerca de princípios poéticos adotados, fossem eles mais ou menos explícitos. Tendo em conta este dado, é importante observar que os prólogos cervantinos merecem atenção especial do leitor que facilmente pode se deixar levar pela narração de histórias breves que vão sempre entremeadas com questões de poética e que conduzem o texto para horizontes não previsíveis em um prólogo desses tempos. Histórias breves que supõem, entre outras coisas, o encontro do autor com algum eventual leitor, um suposto amigo, um livreiro, um estudante ou personagem similar, o que abre espaço para um diálogo em que aparecem comentários curiosos sobre a obra, sobre circunstâncias de ...Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.