ARAGUARI-MG: TRÊS DÉCADAS DE PRESERVAÇÃO DOS REMANESCENTES CULTURAIS DA ESTRADA DE FERRO GOIÁS
Resumo
O Triângulo Mineiro teve sua história marcada pela conjunção de três importantes ferrovias, Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (CMEF), Estrada de Ferro Goiás (EFG) e Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), que se entroncavam no município de Araguari-MG, vizinho ao Estado de Goiás. Essa experiência gerou um profundo impacto cultural na cidade e na região, possibilitando-lhes um desenvolvimento diferenciado das demais cidades do Triângulo Mineiro. Araguari respirou, intensamente, ferrovia por quase um século, deixando remanescentes culturais presentes na paisagem urbana, nos nomes das ruas, nos sobrenomes GDVIDPtOLDVHQÀPHPWRGDDVRFLHGDGH'HVGHRSULPHLURGLDQRPRPHQWRGD inauguração da Estação da Mogiana, em 1896, em Araguari, este impacto, em rela- ção aos costumes foi percebido, como podemos observar na passagem abaixo: Inaugurou-se a Estrada de Ferro durante nossa estada em Araguari. Imaginem que barulhada. Veio da roça não sei quanta gente pra ver o “bicho que lança fogo e tem partes com o diabo” [...] Quando, porém, ela apitou, foi uma corrida por ali a fora. Mulheres tiveram ataques, homens velhos juraram que nunca se serviriam de semelhante cousa, que urra feito bicho e tem fogo no corpo (GODOY,1961). dossiê FERROVDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing