A ESTAÇÃO: PORTAL DO CONCRETO E DO IMAGINÁRIO
Resumo
A cidade Pires do Rio, em Goiás, nome que homenageia o então ministro da Via- ção e Obras Públicas do Brasil Dr. José Pires do Rio, surgiu na terceira década do VpFXOR;;HIRLRÀFLDOPHQWHPDUFDGDSHODFKHJDGDGD()*RLiVHLQDXJXUDomR da estação ferroviária de mesmo nome, em 9 de novembro de 1922. Nessa época, o trem de ferro era uma das maravilhas mecanizadas, grande símbolo de modernidade, por representar não só a velocidade e demais vantagens, como também a magia inspiradora. As ferrovias, em seu complexo, foram WHPDSDUDDSLQWXUDIRWRJUDÀDOLWHUDWXUDHFLQHPDHQWUHDVDUWHVHVHDVVLPR foi, infere-se sua importância no imaginário das pessoas. Desde o seu início e por mais duas décadas, a ferrovia constituiu-se em fator fundamental para a cidade em razão de ser sua sustentação econômica e o centro de todas as atividades humanas locais. Era uma grande porta de comunicação entre as populações das cidades situadas ao longo dos trilhos e para lugares muito além do que se sabia. Por essa porta entravam e saíam o concreto e o imaginário. A estação centralizava a vida social, política, comercial e, até mesmo, a vida afetiva dos moradores: Eram dois os horários de trens de passageiros, diariamente, um em cada direção. Nesses horários a estação era (...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.