REVISITANDO CONTEXTOS BILÍNGUES EM GOIÁS
Resumo
Os estudos linguísticos sobre línguas em contato datam do século XIX, quando Hugo Schuchardt2 documentou uma série de situações complexas de línguas em contato em uma publicação de 1880 e posteriormente William Dwight Whitney3 , em 1881, discutiu o papel do empréstimo na mudança linguística (citados em APPEL e MUYSKEN (2005 [1987], p. 6-7). Contudo, foi a partir da década de 50, com a publicação do livro de Uriel Weinreinch (1953), Languages in Contact, que o tema ganhou maior projeção entre os linguistas. Até então os estudos de bilinguismo se localizavam na Psicologia e tinham como foco os resultados dos processos cognitivos dos bilíngues em comparação aos dos monolíngues. Ao introduzir uma nova perspectiva, a sociolinguística, Weinreich traz o foco para as questões relacionadas ao contato entre línguas numa dada comunidade de fala, ou melhor, para os fenômenos linguísticos e culturais resultantes desse contato. (...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.