A FORGOTTEN MODERNITY: Art Déco in Curitiba
Resumo
Modernity was the watchword for people who lived through the 1920s and 30s. In itself, the word conjures up the meanings of things ranging from technological innovations to postwar years. It included speed, the automobile, the gramophone, radio, and even the housewife’s gas stove. The word modern described the latest fashion in vogue. Modernity, a concrete sign of emancipation and autonomy, was what had already been lived and the future in the pipeline. Even the past was modern one day. Modernity was architecture in the making. In a certain way, the adjective described everything that was then being built, and it was common to see the term used and defined as belonging to a cubic, futuristic, 1925-style Art Moderne, fascist, water tower style, Paris 25, Jazz Modern Style, La Mode 25 architecture (Almada and Conde, 2000) – and so on, in a series of names later brought together and defined simply as Art Déco, a term derived from the name of the 1925 Exposition Internationale des Arts Decoratifs et Industriels Modernes. (...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.