EM BUSCA DO PARAÍSO PERDIDO
Resumo
Entre dezenas de láureas, Miguel Jorge recebeu, 1997, o Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, exatamente por seu romance Pão cozido debaixo de brasa, então recém-editado. Aquele que fez da literatura o seu maior projeto lançou, para celebrar seus trinta anos de estréia literária, mais uma obra de qualidade que se somava às vinte já publicadas àquela época. O prêmio veio subscrever um momento de consagração de sua carreira literária. E, com esse título, o autor havia conseguido também alargar as suas fronteiras editoriais, conquistando uma fatia no Sul do país. Seu livro saiu pela Mercado Aberto, de Porto Alegre, que abria uma fresta para a boa literatura que se produz em Goiás. A obra de Miguel Jorge, que já carrega mais de quarenta anos de fidelidade ao literário, alcançou mérito para se impor dentro e fora do país. Como merecida recompensa, ela já serviu de corpus, entre outros, a dois grandes trabalhos acadêmicos: a uma tese de doutorado na UNESP, da professora da PUC-GO, Maria Luíza Ferreira Laboissièrre de Carvalho, publicada sob o título de Tradição e modernidade na prosa de Miguel Jorge (Goiânia: Ed. UFG, 2000) e a um PhD nos Estados Unidos, na Universidade de Vanderbilt. O resultado deste último foi a obra O grotesco em Miguel Jorge e Julio Cortázar (Goiânia: Cânone Editorial, 2002), de Soraya Calheiros Nogueira, Professora do Departamento de Espanhol e Português da Middle Tennessee State University. Como professora de literatura hispano-americana, Soraya vem divulgando a obra de Miguel Jorge naquele país, tanto em sala de aula quanto em congressos. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.