CONSIDERAÇÕES SOBRE A OCUPAÇÃO AGRÍCOLA DO CERRADO
Resumo
Até meados da década de 1960, a ocupação dos cerca de 204 milhões de hectares do Cerrado era incipiente. Os poucos corajosos que se aventuraram nessa área procuravam pedras preciosas em alguns rios que contornavam árvores tortas e com folhas silicosas e quebradiças. Eles estavam à busca das pepitas de ouro mais valiosas do mundo e das esmeraldas mais verdes do planeta. Esses corajosos eram conhecidos como bandeirantes e habitavam o sul e sudeste do país. A partir do início da década de 1970, a ocupação se intensificou, apesar do paradigma de que os solos antigos, ácidos e pouco férteis, não se prestavam para a criação de gado e nem para agricultura. Com a construção de Brasília em 1960, começaram a surgir rodovias que ligavam o país de norte a sul, de leste a oeste, dos pampas aos seringais da Amazônia. Mas as terras continuavam pobres em nutrientes. Nelas, brotavam apenas árvores tortas. Quem quisesse arriscar a plantar alguma coisa, tinha à disposição fartura de incentivos fiscais federais. Transformar fartura de dinheiro em fartura de comida, eis o desafio que estava vigente na época. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.