UMA VISÃO MACROSCÓPICA DO CERRADO BRASILEIRO
Resumo
Quando comparado com outros biomas brasileiros, a conservação do bioma Cerrado tem sido discutida apenas recentemente. De fato, de acordo com Emma Marris, correspondente da revista Nature, o Cerrado pode ser considerado o “ecossistema esquecido” (MARRIS, 2005). Em função de suas características ambientais e posição geográfica mais central no continente sul-americano, esse bioma possui um grande número de espécies endêmicas (ou seja, encontradas apenas nesse bioma), principalmente de plantas. Em virtude da expansão das fronteiras agrícolas a partir da década de 1950 e do aumento da ocupação humana no Centro-Oeste brasileiro, houve uma grande perda de áreas naturais no Cerrado. Assim, em função dessas duas características (endemismo de plantas e nível elevado de ameaça), o Cerrado tornou-se conhecido como um dos hotspots globais de biodiversidade (MYERS et al., 2000). Apesar disso, os padrões de biodiversidade na região do Cerrado continuam, em grande parte, ainda desconhecidos, sendo que os poucos estudos mais detalhados estão concentrados em locais próximos aos grandes centros urbanos (como Goiânia e Brasília), tendo sido desenvolvidos principalmente em escalas locaisDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.