THOMAS MANN
Resumo
A leitura dos ensaios políticos de Thomas Mann evidencia o que em sua obra literária não se revela de imediato: suas posições e seu pensamento políticos evoluíram de forma muito tortuosa, e o próprio autor, ao sabor das circunstâncias atribuiu significados muito diferentes à sua própria obra. Uma passada de olhos sobre alguns de seus textos podem dar a dimensão dessa evolução. No ensaio Pensamentos na guerra, de 1914, ele defendeu a Alemanha contra seus adversários, adotando a fatal distinção entre “cultura” e “civilização”, e opondo romantismo e iluminismo – ideias que seriam desenvolvidas ao longo dos anos de guerra, durante os quais Mann trabalhou em seu extenso livro Considerações de um apolítico (1918). Encontramos ainda algumas frases tiradas quase que literalmente de A morte em Veneza (1912). (Continua..)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.