Olhando o céu do fundo de um poço
Resumo
No início havia um múon – que atravessou toda a atmosfera e chegou na superfície da Terra. Na viagem, desafiou e desdenhou a mecânica de Newton. Como se não bastasse, continuou sua trajetória, penetrou a Terra e foi, eventualmente, observado em um detector subterrâneo a 705 m de profundidade... Um instante, por favor. Sim, claro. Nem todos tiveram o prazer de conhecer o múon. Eu mesmo o conheci somente na universidade, no curso de física moderna. Não, ele não era um aluno, tampouco um professor. Aqui vai a apresentação: o múon é primo-irmão do elétron. Aquele mesmo elétron que conhecemos desde não sei quando e sabe-se lá de onde, e que dizem, e eu acredito e confirmo, ser muito importante para o eletromagnetismo. O múon é uma partícula muito semelhante ao elétron – por isso dizemos serem “primos”. Mas o múon tem uma massa cerca de 200 vezes maior que a do elétron. Curioso, mas apesar de ser mais pesado, os físicos levaram muito mais tempo para encontrá-lo. Isto porque a matéria que nos rodeia, e que, por acaso, também forma o nosso corpo, é composta apenas por prótons, nêutrons e elétrons. Não existem múons na estrutura elementar dos átomos com que lidamos no dia a dia. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.