Descobrindo patrimôn
Resumo
A decisão sobre que memória preservar é uma escolha ativa. Os bens, os fatos ou as pessoas escolhidas viverão, salvos da escuridão do esquecimento. É a busca da vida eterna. A cada dia é necessário decidir sobre o que preservar, sobre qual patrimônio queremos como símbolo de nossa existência. O conjunto desses patrimônios forma nosso cânone cultural. E na definição desse cânone, conceitos como autoria, fidelidade, originalidade, entre outros, indicam caminhos. Em tempos de ênfase no receptor, visões e leituras se modificam, e os bens do passado se mostram em nova dimensão. Se muda a forma de perceber os bens, obrigatoriamente mudam também o conjunto de bens prescritos e recomendados. Em vista disso, pretendemos neste breve texto discutir o significado da incorporação do patrimônio art déco ao cânone artístico e arquitetônico nacional. Antes disso, porém cabe uma rápida lembrança sobre a memória.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.