Dossiê Araguaia Pamira - Programa ambiental de desenvolvimento integrado da bacia do Rio Araguaia: 12 anos de pesquisas e propostas de controle de impactos ambientais

Autores

  • Selma Simões de Castro

Resumo

Apresentação O Rio Araguaia é um dos grandes rios do país e exclusivamente nacional por nascer e desaguar em território brasileiro. Sua bacia drena áreas de cinco Estados, destacando-se Goiás e Mato Grosso no que se refere à sua alta e média sub-bacias e inclui vários aspectos de relevante interesse, tais como: a) a parte norte ainda é coberta pelo Cerrado e pela Floresta Amazônica, dois biomas que dispensam maiores apresentações; b) a planície do Bananal é uma das maiores e mais desconhecidas áreas de sedimentação fluvial do continente; c) contém a planície aluvial do Araguaia que possui uma importância biológica de primeira ordem devido à biodiversidade associada aos diversos ambientes aquáticos que comporta, que é por isso uma área incluída na convenção Ramsar de áreas úmidas da Unesco e prioritária de conservação por diversos órgãos governamentais e não governamentais; d) sua planície contém extensas praias (Continua...)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

DE CASTRO, S. S. Dossiê Araguaia Pamira - Programa ambiental de desenvolvimento integrado da bacia do Rio Araguaia: 12 anos de pesquisas e propostas de controle de impactos ambientais. Revista UFG, Goiânia, v. 11, n. 7, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48251. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Mundo Digital e a Universidade