O melhoramento genético e a expansão da cana-de-açúcar no bioma Cerrado
Resumo
Na última década a cultura canavieira teve novamente um grande crescimento no país, impulsionada, sobretudo, pela mudança na matriz energética mundial e com a ambição do país em ser um grande exportador de etanol. Esse novo ciclo de expansão teve como principal característica a incorporação de áreas não tradicionais de cultivo da cana-de-açúcar, incluindo áreas do bioma Cerrado. As áreas que mais tiveram crescimento da cultura foram o oeste do Estado de São Paulo, o Triângulo Mineiro, os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, sendo que neste último o crescimento foi proporcionalmente mais acentuado. Assim, o Estado de Goiás que até recentemente era marginal no cultivo da cana-de-açúcar, atualmente é o quarto estado brasileiro em área plantada com a cultura, ultrapassando Estados com áreas seculares de cultivo da cana-de-açúcar como Pernambuco e Alagoas e atualmente só tem menos áreas plantadas com a cultura do que os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Segundo a Conab (2009) em 2002 existiam 145 mil hectares ocupados e em 2009 já são cerca de 548 mil hectares. Goiás pode ainda, segundo projeções e com o apoio do recente zoneamento liberado pelo governo federal, em um futuro breve ser o segundo Estado da federação em área plantada com a cultura da cana-de-açúcar (Continua...)Downloads
Referências
BARBOSA, M. H. P. Perspectivas para o melhoramento da cana-de-açúca”. In. IV
SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS,
Lavras. Genética e Melhoramento de Espécies de Propagação Vegetativa.
Lavras: UFLA, 2000. v.1, p. 1-17.
CONAB. Acompanhamento de safra brasileira: cana-de-açúcar, segundo levantamento,
setembro de 2009. Brasília: Conab, 2009.
COPERSÚCAR. Censo varietal Copersúcar 2002. Piracicaba, SP: CTC, 2003. 16p.
DAROS, E; ARIZONO, H; ZAMBON, J.L.C.; MATSUOKA, S.; GRACIANO, P.A.;
GHELLER, A.C.A.; WEBER, H.; MASUDA, Y.; IDO, O.T.; BASSINELLO. A.I.; SALIBE,
A.C.; GIGLIOTI, E.A.; HOFMMANN, H.P. Novas variedades RB de cana-de-açúcar.
Curitiba: UFPR; São Carlos: UFSCar, 2001. 28 p. (Boletim Técnico Ridesa, v. 1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.