Os sucessos urbanos da colonização agrária em Goiás
Resumo
A construção de Brasília foi a meta-síntese – a 31ª – e, portanto, a mais nítida representação do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. Essa empreitada e a consequente mudança da capital da União constituíram a inflexão que desembocou nas grandes transformações realizadas em chão goiano no séc. XX. Por um lado, com Brasília, os sertões do Planalto Central converteram-se, nominalmente, em região de Cerrado; por outro, o ermo incomunicado passou a ser um epicentro de vias de comunicação que integravam o território nacional e, além disso, o que, no campo do imaginário nacional, era só o espaço em que senhoreavam os caipiras acabou sendo dominado pelo escol da política nacional e do corpo diplomático estrangeiro, por uma elite funcionalista federal e pela intelligentsia, logo da ação, é claro, dos candangos que receberam a reencarnação contemporânea do bandeirismo. Simbolicamente, o presidente que almejava uma nova capital que significasse a projeção das marcas da modernidade litorânea no Centro-Oeste chega, do Rio, pela primeira vez – outubro de 1956 –, ao sítio escolhido para os fins, de avião, sem fazer escala em Goiânia e havendo traçado no ar, junto a Oscar Niemeyer, o local do núcleo pioneiro. Factualmente, a criação de Brasília aconteceu sem alterar em nada a estrutura agrária em Goiás; isto é, o maior projeto urbanístico e arquitetônico, e presumivelmente, civilizacional, efetivado no Brasil na década (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista UFG o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Todos os trabalhos submetidos na Revista UFG que possuem em seu corpo imagens, fotografias, figuras, devem vir acompanhados de termo de cessão de direito autoral do autor, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
Acesse o documento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1RvHIK1_8NdawqFzHV0gu94owP5yzDS4b/view?usp=sharing