A Construção de Brasília como experiência moderna na periferia capitalista: a aventura
Resumo
Os aventureiros possuíram uma cidade que depois da inauguração lhes foi tomada. Durante a construção, outra cidade lá existia: a sociedade dos que constroem o novo. O produto do trabalho de pioneiros e candangos lhes ficou estranho, mas cabe reconstruir a aventura. O tema da procura do centro confunde-se com a busca do sagrado, como o Graal (centro da vida e fonte da imortalidade). O desejo de estar no coração da realidade denuncia a nostalgia do paraíso, o desejo de, como na árvore sagrada (eixo do mundo) estabelecer o contato com o céu e instaurar a plenitude (Eliade, 1954). A conquista do centro é pura aventura. A aventura é uma forma da experiência marcada pelo princípio da acentuação “onde uma atividade é retirada totalmente do contexto geral da vida, mas deixa, não obstante, fluir em si a força e a intensidade total da vida” (Simmel, s.d.). É a sensação de contraste instituída por paradoxos tais como o de instalar o sentido no fragmentário (o aventureiro faz da ausência de sentido de sua vida um sistema de vida), o de incorporar o acaso (o acontecimento fortuito e exterior) à necessidade (a vida como sentido independente e interior) ou de juntar passividade e atividade (o gesto do conquistador exposto ao mundo). (Continua...)Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Minima moralia. São Paulo: Ática, 1993.
ARAGÃO, Luiz Tarlei de. Perspectivas de ocupação do
cerrado na região de Brasília, ou, notas para uma antropologia
do sertão. Brasília: Ed. UnB, 1988. Mimeo. (Ciências Sociais.
Série Antropológica, 72).
ATUALIDADES VERA CRUZ, fev. 1959.
BAUDELAIRE, Charles. Prosa escogida. Madri: Nueva, 1921.
BENJAMIN, Walter. O narrador. São Paulo: Abril, 1980.
(Coleção Os Pensadores)
_____. Sobre alguns temas em Baudelaire. São Paulo:
Abril, 1980. (Coleção Os Pensadores)
ELlADE, Mircea. Tratado de história de Ias religiones.
Madri: IEP, 1954.
EPSTEIN, David. Brasilia, plan and reality: a study of
planned and spontaneous urban development. Berkeley:
University of California Press, 1973.
FREIRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. Rio de Janeiro:
J. Olympio, 1968.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de Ia acción comunicativa II.
Madri: Taurus, 1987.
JORNAL DIÁRIO CARIOCA, Brasília, 11.2.1960.
_____,21.5.1960.
NIEMEYER, Oscar. Minha experiência em Brasília. Rio de
Janeiro: Vitória, 1961.
RIBEIRO, Gustavo Uns. O capital da esperança: Brasília,
estudo sobre uma grande obra da construção civil. Brasília,
Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Instituto
de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, 1980.
SILVA, Joelma Rodrigues da. Mulher: “Pedra Preciosa”;
prostituição e relações de gênero em Brasília (1957-1961).
Brasília, 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto
de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, 1995.
SIMMEL, Georg. A aventura. Trad. de Sebastião Rios. [s.l.,
s.d.]. Mimeo.
_____. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otá-
vio (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Guanabara,
_____. Soziologie: Untersuchungen über die Formen der
Vergesellschaftung. Frankfurt: Suhrkamp, 1992.
TAMANINI, Lourenço Fernando. Memória da Constru-
ção. Brasília: Royal Court, 1994.
TEIXEIRA, Hermes Aquino. Brasília: o outro lado da utopia
(56-60). Brasília, 1982. Dissertação (Mestrado em História)
– Instituto de Ciências Humanas, Universidade de
Brasília, 1982.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo.
São Paulo: Pioneira, 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.