DIÁLOGO E COMPARATIVISMO: BRASIL E PAÍSES HISPANO-AMERICANOS NO SUPLEMENTO LITERÁRIO DO MINAS GERAIS, 1974-1985
Resumo
Tratar das interlocuções literárias no Suplemento Literário do Minas Gerais e do comparativismo requer que se situe,primeiramente,o sentido dos suplementos literários, as abordagens críticas sobre suas tendências gerais e específicas. No entanto,como já fiz isso em outros textos e tenho ministrado cursos sobre literatura, cultura,jornal e literatura, refletirei sobre as interlocuções latino-americanas, ressaltando, inicialmente, a atividade poética e ensaística de Laís Corrêa deAraújo,além daquela de tradutora de vários contos,textos teóricos e entrevistas,abrindo um espaço importante para a reflexão sobre o que ocorria nos países hispano-americanos.
Já na série “Roda Gigante”,publicada entre 1966 e 1969,Laís Corrêa de Araújo, ao apresentar vários textos ao leitor brasileiro, comentava aspectos atinentes ao diálogo entre o Brasil e a América Hispânica, chamando a atenção para o insulamento no campo da crítica e da literatura e para o movimento editorial como em:“Romance boliviano” (aRaúJo, mai. 1967, p. 3); O senhor presidente, de Miguel Ángel Asturias;“Asturias: invenção e participação” (aRaúJo, dez. 1967, p. 7) e “Neruda - um grande poeta em seu tempo” (aRaúJo, jan. 1969, p. 10). (Continua...)
Downloads
Referências
Referências
AltaMiRano, Donaldo. “João Guimarães Rosa e José Lezama Lima”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, jun. 1979, vol. 13, n. 662, p. 4.
AMBRósio,Leonilda.“Mário de Andrade e Vicente Huidobro:identidades”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, dez. 1980, vol. 14, n. 743, pp. 1-2.
ARaújo, Laís Corrêa de. “Asturias: invenção e participação”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, dez. 1967, vol. 2, n. 69, p. 7.
_____. “Murilo Rubião, o realismo fantástico e as epígrafes bíblicas”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, 30 jun.1984, n. 926, p. 3.
_____. “Neruda – um grande poeta em seu tempo”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, jan.1969, vol. 4, n. 124, p. 10.
_____. “Romance boliviano”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, mai. 1967, vol. 2, n. 36, p. 3.
aRRiGucci jR, Davi. “A destruição anunciada”. Minas Gerais, Suplemento Literário Belo Horizonte, set. 1984, vol. 19, n. 936, pp. 8-9.
_____. Out of now here . Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, ago. 1984, vol. 19, n. 934, pp. 10-11.
Candido,Antonio. “Literatura Comparada”. In: Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CaRvalhal,Tânia. Literatura Comparada. São Paulo:Ática, 1986.
Coelho, Haydée Ribeiro. “A América Latina no Suplemento Literário do Minas Gerais (1969-1973)”. Gragoatá (Publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense), Niterói, eduFF, jul.-dez. 1996, n. 1.
Coutinho, Eduardo F. Literatura Comparada na América Latina: ensaios. Rio de Janeiro:UeRj, 2003.
duaRte, Lélia Maria Parreira. “A tempestade na selva”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, abr. 1977, vol. 12, n. 549, pp. 4-5.
Fonseca, Maria Nazareth Soares. “Espaço de (ir) realidade em Incidente de Antares e O Reino deste mundo”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, v. 19, n. 927, p. 8.
Fuentes, Carlos. “O Bolívar do romance latino-americano”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, set. 1984, vol. 19, n. 935, p. 2.
Gicovate, Moisés. “De Euclides da Cunha a Mário Vargas Llosa”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, 9 mar. 1982, vol. 15, n. 808.
GotliB, Nádia Battella. “A casa: cantos, encantos e desencantos do espaço doméstico feminino”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, vol. 19, n. 927, p.3.
KaRvelis, Ugné. “Um novo olhar sobre o livro brasileiro e latino-americano no mercado editorial da França”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, abr. 1984, vol. 19, n. 915, p. 2.
LiBeRtella, Héctor. “Vanguarda: o fim das obras imortais”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, out.1972, vol. 7, n. 319, pp. 6-7.
MiRanda, Wander Melo. “Graciliano Ramos e Juan Rulfo”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, 30 jun. 1984, n. 926, p. 4.
Mendes, Nancy Maria. “Em fuga da Civilização”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, jul. 1984, vol. 19, n. 927, pp. 6-7.
MoRaña, Mabel. Crítica Impura: estudios de literatura y cultura latinoamericanos. Iberoamericana/ Vervuert, 2004, pp. 245-246.
NasciMento, F. S. “Vanguarda: confrontos e direções”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, 21 jan. 1984, n. 903, p. 9.
NitRini, Sandra. Literatura Comparada: História,Teoria e Crítica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.
RaMos, Maria Luiza. “Do fantasma ao fantástico”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, 30 jun. 1984, n. 926, p. 2.
Rocha, Clara. Revistas Literárias do século XX em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1985.
Souza, Eneida Maria de. “Borges, das Mil e uma noites”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, jun. 1984, vol. 19, n. 926, p. 3.
Szkio, Gilda Salem. “A modernidade em Paulicéia desvairada e Fervor de Buenos Aires (I)”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, abr. 1980, vol. 14, n. 706, pp. 6-7.
_____. “A modernidade em Paulicéia desvairada e Fervor de Buenos Aires (II)”. Minas Gerais, Suplemento Literário, Belo Horizonte, abr. 1980, vol. 14, n. 707, pp. 6-7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.