A introdução da imprensa, atragédia romântica no Brasil e suas conexões com Antônio José da Silva, O Judeu
Resumo
Quando comparada às demais ex-colônias e atuais países americanos, a implantação da tipografia no Brasil encontrou muitos entraves, ocorrendo hipertardiamente. Em decorrência dos obstáculos impostos pela Coroa portuguesa, a criação da imprensa régia no Rio de Janeiro somente ocorreu em 1808, com a transferência da Corte para as Américas, após o bloqueio continental e a ameaça de invasão a Portugal decretados por Napoleão Bonaparte, em 1807. Apesar de a inauguração da imprensa oficial na América portuguesa datar de 13 de maio de 1808, dia do aniversário do príncipe regente, dom João VI, há indícios claros de que houve várias tentativas de implantação de tipografias no solo brasileiro durante o período colonial. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.