Os 200 anos da imprensa sob o prisma da liberdade
Resumo
A comemoração dos 200 anos de imprensa no Brasil sugere uma reflexão sobre a liberdade como a marca que identifica o jornalismo como função pública e, também, como o primeiro dever a ser observado por todo profissional de imprensa. Essa marca, a propósito, pode ser exatamente o critério para apontar o nascimento do jornalismo brasileiro: ou ele carrega essa marca desde o seu início ou não será, propriamente, jornalismo. Em poucas palavras: ou a imprensa é livre, ou não é imprensa. Nesse sentido, o nascimento da atividade jornalística no Brasil só pode ser caracterizado como tal se estiverem atendidas as condições mínimas de independência frente ao poder. Penso que temos aí um debate ainda fecundo para o nosso tempo. Por outro lado, quando nos encontramos às voltas com o nascimento da televisão digital e com o aprofundamento e a massificação de novas tecnologias de processamento, difusão e compartilhamento da autoria dos conteúdos, é incrível como ainda não assimilamos o fato de que, para o jornalista, a liberdade de imprensa, muito mais do que um direito, é um dever, pois é ela, a liberdade, quem assegura o exercício da profissão. (Continua...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.