A Psicanálise no Divã surrealista
Resumo
Genealogias de um crime insere-se na melhor tradição do cinema de ruptura com a linguagem narrativa própria do modelo hollywoodiano. Depois de quase trinta anos de trabalho e dezenas de filmes realizados, o franco-chileno Raoul Ruiz consegue manterse fiel ao seu propósito de criar um cinema formalmente ousado, apesar da adversidade crescente em relação a este tipo de trabalho, num momento em que só as preocupações com o mercado parecem fazer sentido. Nesse filme, ele parte de um crime para sondar o fascínio que o comportamento delinqüente exerce sobre os homens, ressaltando o envolvimento ambíguo de duas importantes instituições da vida moderna, a psicanálise e o direito, com tal comportamento, bem como suas causas e efeitos. O “crime central”, a que alude o título, é o assassinato de uma psicanalista. O ato teria sido supostamente cometido pelo sobrinho que ela recebeu ainda criança em sua casa, com o intuito de fazer, inicialmente, um minucioso estudo de suas atitudes, comportamentos e reações, para, posteriormente, realizar um trabalho terapêutico com a finalidade de evitar as manifestações de fortes impulsos criminais, percebidos já em seus primeiros anos de vida. (Continua...)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.